Avião da Azul levará cilindros de oxigênio para Manaus

Aeronave AirBus A330, que tem capacidade para transportar 70 toneladas

Publicado em sábado, 16 Janeiro, 2021 - 18:04 Por Leandro Martins - Brasília

Um avião da empresa Azul vai levar cilindros de oxigênio para abastecer a rede hospitalar de Manaus. A aeronave AirBus A330, que tem capacidade para transportar 70 toneladas de carga, deve chegar à capital amazonense no final da tarde.

O avião partiria nessa sexta-feira (15) para Mumbai, na Índia, para buscar dois milhões de doses da vacina da covid-19. É parte de um lote de importação, solicitada pela Fundação Oswaldo Cruz ao laboratório Serum. Mas, esse voo foi adiado, e deve ser reprogramado nos próximos dias.

O pedido do envio de oxigênio foi feito pelo ministério da Saúde. Além dessa medida, a pasta informa que vem tentando resolver as dificuldades para o tratamento da Covid-19 no Amazonas.

Em publicação no tuíter do Ministério, o titular da Secretaria de Atenção Primária da Saúde, Rafael Parente, relata que os pedidos da rede pública de Manaus e do estado do Amazonas estão sendo atendidos pela pasta.

Entre as ações informadas pelo ministério da Saúde, está o recrutamento de urgência de 198 médicos e mais de 560 enfermeiros. E ainda o envio de 700 cilindros de oxigênio, 78 ventiladores pulmonares, e 40 mil unidades de medicamentos para intubação.

Ouros estados também se mobilizam para ajudar os amazonenses. O governo do Pará anunciou nessa sexta-feira (15) que disponibilizou 30 leitos para pacientes com a covid-19 vindos do Amazonas. Outra iniciativa anunciada pelo governador paraense, Helder Barbalho, foi a instalação de 10 leitos de UTI em Juruti, na divisa com o Amazonas, para acolher pacientes da covid dos municípios da região da Calha Norte, como Faro, Terra Santa e Óbidos.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Conta de luz terá bandeira amarela em março

Apesar das chuvas intensas, nível dos reservatórios ainda é baixo

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação de idosos com 79 anos ou mais começa segunda (1º) no Rio

Em seu perfil em uma rede social, prefeito Eduardo Paes informou que os postos de saúde vão aplicar a vacina entre a segunda e a quarta-feira, e que um novo cronograma será anunciado assim que novas doses da vacina chegarem.

Baixar arquivo
Saúde

Decreto com novas regras para lockdown no DF deve ser publicado hoje

De acordo com o governador Ibaneis Rocha, objetivo é flexibilizar restrições em áreas de menor impacto

Baixar arquivo
Saúde

Insumo para mais de 12 milhões de doses de vacina chega hoje ao Rio

Uma nova remessa do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), suficiente para a produção de mais de 12 milhões de doses da vacina contra a covid-19 chega neste sábado (27) ao Rio

Baixar arquivo
Cultura

Carolina Maria de Jesus recebe título de Doutora Honoris Causa da UFRJ

Homenagem póstuma foi concedida à escritora pela extrema relevância de sua obra na luta antirracista

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: ocupação de UTIs atinge pior nível desde início da pandemia

A proporção de leitos ocupados passou de 80% em 12 estados e no Distrito Federal. Amazonas, Ceará, Paraná, Rondônia e Santa Catarina têm percentual de leitos ocupados acima dos 90%.

Baixar arquivo