Conecte SUS: aplicativo ajuda no controle de vacinas contra a covid-19

Entre as ferramentas, está a Carteira Nacional Digital de Vacinação

Publicado em 21/01/2021 - 08:53 Por Victor Ribeiro - Brasília

Um aplicativo para telefone celular pode facilitar a identificação de quem for se vacinar contra a covid-19 e ajudar a controlar quando e qual vacina tomar na segunda dose. É o Conecte SUS. Ele registra toda a trajetória de quem busca atendimento nas unidades do Sistema Único de Saúde e disponibiliza, entre outras ferramentas, a Carteira Nacional Digital de Vacinação.

A ferramenta já está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos e é muito fácil de usar. Depois de baixar, basta informar o número do Cartão Nacional de Saúde - também chamado de Cartão SUS - ou do CPF. Se você já tiver cadastro nos sites do governo federal, com o CPF, provavelmente poderá usar a mesma senha. Se não tiver, é só preencher o formulário.

O aplicativo promete ajudar tanto a gente quanto as equipes de saúde a lembrar qual vacina tomamos na primeira dose e quando devemos tomar a segunda dose, que deve ser da mesma vacina que a primeira dose.

Pelo Conecte SUS também é possível emitir uma versão digital do Cartão SUS, ver o histórico de atendimentos feitos na rede pública de saúde e verificar se falta alguma vacina, de acordo com a faixa etária. Tanto as unidades do sistema único de saúde quanto as clínicas privadas podem registrar no sistema do aplicativo as vacinas que cada pessoa tomou.

Ninguém é obrigado a se cadastrar no Conecte SUS para receber a vacina. Mas quem não fizer isso, vai precisar levar um documento com foto e o CPF na hora de receber cada dose.

 

Últimas notícias
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo