DF inicia vacinação contra Covid-19 nesta terça-feira

Profissionais de saúde e idosos de abrigos estão no grupo inicial

Publicado em 18/01/2021 - 22:02 Por Gésio Passos - Brasília

A vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal começa nesta terça-feira, às 10h. Está prevista a vacinação de cerca de 51 mil pessoas, em duas doses, neste primeiro momento.

A vacina da empresa Sinovac, feitas em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo, chegou ao DF nesta segunda-feira.

Serão imunizados, nesse primeiro momento, profissionais de saúde de instituições públicas e privadas e trabalhadores da linha de frente do atendimento, como profissionais de limpeza, vigilância e atendimento de hospitais e postos de saúde.

Caso esses trabalhadores residam no entorno e trabalharem no Distrito Federal, também serão vacinados.

Apenas idosos acima de 60 anos e pessoas com deficiência que estiverem em instituições de longa permanência, como asilos, serão vacinados nesse momento. Os indígenas em aldeias no DF também serão imunizados.

Divino Valero Martins, subsecretário de Vigilância em Saúde, reforça a necessidade da chegada de novas vacinas para ampliar a imunização.

Um cadastro será realizado no ato da vacinação, e cada pessoa deve guardar o comprovante para receber a segunda dose, que deve ser tomada 14 dias depois.

A vacinação nos hospitais não terá agendamento e ocorre de 8h às 18h. Os servidores da atenção primária devem ser vacinados na base do SAMU no Setor de Indústria do DF.

Idosos e deficientes institucionalizados serão atendidos por uma equipe móvel da Secretaria de Saúde, que irá até os locais de permanência para vacinação. Os indígenas também serão vacinados dessa forma.

Não será exigido qualquer tipo de termo de consentimento, já que a vacina foi aprovada para uso emergencial pela Anvisa.

Devido ao número limitado de imunizantes, idosos acima de 75 anos só serão atendidos após a chegada de novas vacinas. Esse público é de cerca de 80 mil pessoas no Distrito Federal.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo