Manaus estende situação de emergência por mais 6 meses

Com a medida é possível a compra de materiais para conter a pandemia

Publicado em 06/01/2021 - 14:49 Por Renata Martins - Brasília

O recém-empossado prefeito da capital amazonense, David Almeida, do Avante, decretou situação de emergência em Manaus, por mais 6 meses. A medida autoriza a contratação temporária de pessoal e a aquisição de bens e materiais para conter o avanço da pandemia da covid-19.

O Amazonas voltou a enfrentar o aumento de casos de coronavírus no estado. Só nessa terça-feira (05) foram confirmados  quase 2 mil novos casos e 30 mortes. Segundo a Secretária de Saúde do Amazonas, a taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid está em 88% na rede pública e 98% na rede privada.

Em Manaus, capital do Amazonas, só nesta terça-feira (05) foram realizados 91 sepultamentos. Segunda-feira (04), foram 66. Antes da pandemia a média era de 30 sepultamentos por dia.

Em outros decretos, o prefeito proibiu o corte das contas de água e o estabeleceu teletrabalho na administração municipal. Um decreto estadual suspendeu o funcionamento de todos os serviços não essenciais no estado.

Em meio ao avanço do coronavírus no Amazonas, o Distrito Sanitário Especial Indígena - DSEI Manaus - criou um Comitê de Crise para coordenar as ações e monitorar os impactos da COVID-19 nas aldeias.

A medida, assinada pelo coordenador do Distrito, Januário Carneiro, foi publicada nesta quarta-feira (06), no Diário Oficial da União.

O Dsei Manaus atende 15 municípios, uma população de CERCA DE 30 mil indígenas de 35 etnias; e é vinculado à Secretária Nacional de Saúde Indígena, do Ministério da Saúde.

Segundo dados da Secretaria, desde o início da pandemia, 861 indígenas atendidos pelo Dsei de Manaus foram infectados pelo coronavírus, 14 morreram.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo