Novo coronavírus pode ter circulado no Brasil em novembro de 2019

A informação é de autoridades de saúde do estado Espírito Santo

Publicado em 12/01/2021 - 21:59 Por Jéssica Gonçalves - Rio de Janeiro

Causador da covid-19, o novo coronavírus pode estar circulando em território brasileiro desde o fim de novembro de 2019. Isso significa que o vírus pode ter chegado ao Brasil antes mesmo que as autoridades de saúde chinesas informassem à Organização Mundial da Saúde a descoberta de uma nova doença, o que só ocorreu no fim de dezembro de 2019. 

A informação foi divulgada nesta terça-feira (12), pelo secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, e pelo diretor-geral do Lacen, Laboratório Central de Saúde Pública do estado, Rodrigo Rodrigues.


Rodrigo é um dos sete autores de um artigo publicado na revista científica Plos One sobre os resultados da reanálise de algumas amostras de sangue colhidas a partir de 1º de dezembro de 2019, de pacientes capixabas que estavam com suspeita de dengue ou chikungunya. Segundo o secretário de saúde, Nésio Fernandes, a decisão de enviar para análise amostras de sangue armazenadas pelo Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo, foi tomada em agosto de 2020. 


Isso aconteceu depois que foi constatado que a semelhança entre alguns dos sintomas da dengue e da chikungunya com os da covid-19 podem ter confundido os médicos antes que eles soubessem mais a respeito da ação do novo coronavírus. Lembrando que, aqui no país, o 1º caso da doença foi notificado no final de fevereiro de 2020. 

Ainda de acordo com Nésio Fernandes, em agosto, a Secretaria estadual de Saúde autorizou a reanálise de mais de 7 mil amostras de sangue que tinham sido colhidas nos 8 meses anteriores para que fossem verificadas as hipóteses de dengue ou chikungunya.

De acordo com o diretor-geral do Lacen, Rodrigo Rodrigues, apesar da confirmação do 1º caso da covid-19 no Brasil, no fim de fevereiro, e do fato da OMS ter reconhecido a situação pandêmica, em março também do ano passado, “muitos casos da doença continuaram se perdendo devido à suspeita de arboviroses” durante mais algum tempo.


Balanço do Ministério da Saúde, divulgado na noite desta terça-feira (12), aponta que o país registrou, em 24 horas, 1.110 mortes e 64.025 casos de infecção pelo novo coronavírus. 
O número de pessoas infectadas desde o início da pandemia chegou a 8.195.637. O total de óbitos chegou a 204.690.

Conforme o balanço do ministério, 717.240 pessoas estão com casos ativos, em acompanhamento por profissionais de saúde, e mais de 7.200.000 pacientes se recuperaram da doença.
 

Edição: Joana Lima

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Região da Costa Verde, no Rio, recebe evento de esporte e lazer

A Costa Verde do Rio de Janeiro, que concentra as cidades de Angra dos Reis, Itaguaí, Mangaratiba e Rio Claro, vai receber, nesta quinta-feira, o “Fórum de Esporte, Lazer e Juventude”.

Baixar arquivo
Cultura

No centenário de morte de João do Rio site apresenta textos inéditos

Há cem anos, em 23 de junho de 1921,  morria João Paulo Emílio Cristóvão dos Santos Coelho Barreto, ou João do Rio, pseudônimo que o tornou conhecido. O escritor e jornalista é lembrado por ter desvendado a alma das ruas cariocas.

Baixar arquivo
Política

CPI aprova requerimento para ouvir Wilson Witzel em reunião secreta

Ex-governador do Rio de Janeiro já depôs na CPI da Pandemia na semana passada, mas pediu para esclarecer alguns fatos de forma privada. Senadores governistas questionaram a validade do depoimento em sessão secreta. 

Baixar arquivo
Esportes

Rômulo testa positivo para covid-19 e desfalca Vasco contra o Cruzeiro

O Vasco está pronto para o confronto com o Cruzeiro, nesta quinta-feira (24), às 21h30min, no Mineirão, pela 6ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O Gigante da Colina terá um grande desfalque. Rômulo testou positivo para covid-19.

Baixar arquivo
Saúde

Pandemia: pesquisa aponta que apenas 22% seguem dieta mais saudável

Uma pesquisa da multinacional Kantar, líder em dados, insights e consultoria, mostra que apenas 22% das pessoas estão seguindo uma dieta mais saudável em comparação ao período anterior ao isolamento social e o que antes era prioridade para muitas pessoas, atualmente se resume a tentativas para emagrecer.

Baixar arquivo
Saúde

Municípios do Rio recebem novas doses da vacina AstraZeneca

Ao todo, mais de 1,060 milhão de doses vão chegar aos postos destinados para a aplicação da segunda dose.

Baixar arquivo