Prefeitura do Rio libera público nos estádios, mas depois volta atrás

Ao revogar medida, prefeito disciplina diversas atividades na cidade

Publicado em 13/01/2021 - 13:32 Por Raquel Junia - Rio de Janeiro

Em poucas horas, a prefeitura do Rio decidiu liberar e depois voltou atrás e proibiu de novo o público nos estádios de futebol. A medida que liberava as arquibancadas com no máximo de 20% da capacidade estava prevista em uma resolução conjunta das secretarias de saúde do estado e do município do Rio sobre ações de enfrentamento à covid-19 publicada no diário oficial do município nesta quarta-feira (13).

Algumas horas depois, pelas redes sociais, o prefeito Eduardo Paes disse que a medida estava correta tecnicamente, no entanto, seria quase impossível de ser fiscalizada e, por isso, seria revogada. A resolução estabelecia uma liberação condicionada aos novos níveis de alerta elaborados pela prefeitura e definidos semanalmente para cada uma das 33 regiões administrativas da capital. 

No caso de o estádio ficar em região considerada de  risco alto, pelo texto, o público cairia para 10% e no último nível, risco muito alto, permaneceria proibida a presença dos torcedores. O infectologista e professor da UFRJ Alberto Chebabbo aponta que manter a possibilidade de público nos estádios seria de fato um erro nesse momento de curva ainda alta de transmissão do coronavírus, no Rio de Janeiro.

Ele avalia que a nova classificação de risco da prefeitura por regiões e consequente definição do que pode ou não funcionar é eficaz apenas para alguns tipos de atividade. Para o infectologista, a mesma avaliação vale para casas de shows e teatros, que também concentram pessoas de regiões diferentes da cidade e cujo funcionamento não deveria ainda ser liberado nesse momento.

A nova resolução também traz regras para essas atividades que até o momento estão mantidas. As boates e danceterias só ficarão fechadas em caso de risco muito alto e poderão abrir com 1/4  da capacidade, regras de distanciamento entre mesas, proibição de público em pé, sem música ao vivo e sem pista de dança, em caso de risco alto. Se a classificação for de risco moderado, o funcionamento pode ser com metade da capacidade e as mesmas regras.

A música ao vivo também fica vedada nos restaurantes e bares nos níveis alto e muito alto. Cinemas, teatros e casas de espetáculo tem regras que vão de metade da capacidade em caso de risco moderado até 1/4 na classificação de risco muito alto, com ampliação do horário de funcionamento e em risco muito alto, sem consumo de alimentos e bebidas.

Entre as diversas atividades sujeitas às novas regras, os supermercados, mercearias, padarias, farmácias, bancos e lotéricas poderão funcionar com 2/3 da capacidade na classificação de risco alto. Se a região for considerada de risco muito alto, a limitação será de metade da capacidade. Nas duas classificações de risco, os estabelecimentos devem priorizar serviços de entrega a domicílio e ampliar o horário de funcionamento.

Os shoppings e centros comerciais já devem obedecer limitação de público de 3/4 no nível moderado. Em região considerado de risco alto, a capacidade cai para 2/3 com ampliação do horário, e, em caso de risco muito alto, devem ficar fechados, apenas com serviço de entrega a domicílio. 

No mapa atual da cidade, 18 das 33 regiões foram classificadas como sendo de risco alto, o restante, de risco moderado. Segundo a prefeitura, o mapa será atualizado semanalmente e a nova classificação deve ser divulgada na próxima sexta-feira (15).

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo