Primeiras vacinadas no RJ são imunizadas aos pés do Cristo Redentor

Estado recebeu 487 mil doses do imunizante contra Covid-19

Publicado em 18/01/2021 - 21:49 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O Corcovado, que abriga um dos símbolos do Rio de Janeiro, foi o cenário escolhido para marcar o início da vacinação no estado. As duas primeiras cidadãs imunizadas contra a Covid-19 foram vacinadas aos pés do monumento do Cristo Redentor.

A idosa Terezinha da Conceição, de 80 anos, que vive em um abrigo da Prefeitura, e a técnica de enfermagem, Dulcinea da Silva Lopes, de 59 anos, receberam o imunizante da CoronaVac no início da noite desta segunda-feira. Para Conceição, tomar a vacina é uma obrigação de todos.

O governador em exercício do estado, Cláudio Castro, considerou o atraso de quase quatro horas na chegada da vacina ao Rio irrelevante e reforçou que a população deve confiar na vacina que, segundo ele, traz uma esperança importante para o Rio e o Brasil.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, reconheceu que a primeira fase de vacinação ainda é tímida, mas ressaltou que ela representa uma luz no fim do túnel.

Antes do ato simbólico de início da vacinação, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, detalharam o plano de imunização da capital fluminense. 

A cidade do Rio vai receber 231 mil doses no total. Nessa primeira etapa ninguém deve procurar um posto de saúde, pois a vacinação será especifica para os profissionais que estão em atendimento dos casos de Covid, além de idosos e pessoas com deficiência que vivem em abrigos.

Segundo a prefeitura, o número de profissionais de saúde que serão vacinados representa apenas 34% dos 260 mil trabalhadores da área. Também serão imunizados nessa primeira etapa os profissionais envolvidos com a campanha e a população indígena.

Já a partir desta terça-feira, idosos de 10 instituições de longa permanência serão imunizados e o trabalho será intensificado nesses locais durante o feriado desta quarta-feira, dia do padroeiro da cidade.

A etapa seguinte da vacinação vai contemplar os demais idosos, que serão vacinados de forma escalonada, por faixa etária, e os demais profissionais de saúde.

Em todo o estado serão cerca de 487 mil doses da vacina, que vão imunizar pouco mais de 240 mil fluminenses, considerando primeira e segunda dose. Segundo o governo, as vacinas chegam aos outros 91 municípios nesta terça-feira. Cerca de 1.500 unidades de saúde devem ser mobilizadas para a campanha.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo