Primeiras vacinadas no RJ são imunizadas aos pés do Cristo Redentor

Estado recebeu 487 mil doses do imunizante contra Covid-19

Publicado em 18/01/2021 - 21:49 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O Corcovado, que abriga um dos símbolos do Rio de Janeiro, foi o cenário escolhido para marcar o início da vacinação no estado. As duas primeiras cidadãs imunizadas contra a Covid-19 foram vacinadas aos pés do monumento do Cristo Redentor.

A idosa Terezinha da Conceição, de 80 anos, que vive em um abrigo da Prefeitura, e a técnica de enfermagem, Dulcinea da Silva Lopes, de 59 anos, receberam o imunizante da CoronaVac no início da noite desta segunda-feira. Para Conceição, tomar a vacina é uma obrigação de todos.

O governador em exercício do estado, Cláudio Castro, considerou o atraso de quase quatro horas na chegada da vacina ao Rio irrelevante e reforçou que a população deve confiar na vacina que, segundo ele, traz uma esperança importante para o Rio e o Brasil.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, reconheceu que a primeira fase de vacinação ainda é tímida, mas ressaltou que ela representa uma luz no fim do túnel.

Antes do ato simbólico de início da vacinação, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, detalharam o plano de imunização da capital fluminense. 

A cidade do Rio vai receber 231 mil doses no total. Nessa primeira etapa ninguém deve procurar um posto de saúde, pois a vacinação será especifica para os profissionais que estão em atendimento dos casos de Covid, além de idosos e pessoas com deficiência que vivem em abrigos.

Segundo a prefeitura, o número de profissionais de saúde que serão vacinados representa apenas 34% dos 260 mil trabalhadores da área. Também serão imunizados nessa primeira etapa os profissionais envolvidos com a campanha e a população indígena.

Já a partir desta terça-feira, idosos de 10 instituições de longa permanência serão imunizados e o trabalho será intensificado nesses locais durante o feriado desta quarta-feira, dia do padroeiro da cidade.

A etapa seguinte da vacinação vai contemplar os demais idosos, que serão vacinados de forma escalonada, por faixa etária, e os demais profissionais de saúde.

Em todo o estado serão cerca de 487 mil doses da vacina, que vão imunizar pouco mais de 240 mil fluminenses, considerando primeira e segunda dose. Segundo o governo, as vacinas chegam aos outros 91 municípios nesta terça-feira. Cerca de 1.500 unidades de saúde devem ser mobilizadas para a campanha.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Covid-19: vacina pesquisada em MG tem resposta positiva em camundongos

Pesquisa é desenvolvida por pesquisadores da Fiocruz e da Universidade Federal de Minas Gerais. Fase atual é de testes em macacos.

Baixar arquivo
Cultura

Museu Nacional do RJ inaugura mostra virtual sobre povos indígenas

A diversidade e a cultura dos povos indígenas poderão ser vistas em uma mostra virtual do Museu Nacional no Rio de Janeiro, por meio de painéis históricos, musicas, filmes e fotografias. A exposição Os Primeiros Brasileiros foi inaugurada nesta terça-feira.

Baixar arquivo
Política

Senado cria CPI da covid-19

Comissão investigará ações do governo federal no enfrentamento da pandemia e também denúncias de desvios de recursos da União repassados a estados e municípios.

Baixar arquivo
Cultura

Lançado o "Mapeamento de Projetos Sociais Arte Toda Gente"

Foi lançado nesta terça-feira o Mapeamento de Projetos Sociais Arte de Toda Gente, uma parceria da Funarte-Fundação Nacional de Artes –  e a Universidade Federal do Rio de Janeiro. As iniciativas são relacionadas com música,  artes, patrimônio, inclusão e acessibilidade.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Peixes aparecem em afluente do Rio Pinheiros, em SP, e causam surpresa

O governo do estado diz que a presença dos animais são resultado do programa de saneamento básico da região. Coordenador de ONG afirma, no entanto, que ainda falta muito para o rio ser considerado despoluído.

Baixar arquivo
Segurança

PA, SC, RS e DF registram queda nos índices de criminalidade

Três estados brasileiros e o Distrito Federal apontaram queda na criminalidade no mês passado. Para o membro do Fórum Nacional de Segurança Pública, Rafael Alcadipani, a redução de crimes tem mais relação com a pandemia do que com a atuação da polícia. Mas os secretários de segurança discordam.

Baixar arquivo