Rio começa nova fase de vacinação contra covid-19

Profissionais de saúde com mais de 60 na ativa poderão ser imunizados

Publicado em 27/01/2021 - 16:08 Por Tamara Freire - Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio de Janeiro iniciou uma nova fase da vacinação contra a covid-19. Agora, todos os profissionais de saúde com mais de 60 anos que estão na ativa poderão receber a imunização. Isso inclui médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, mas também categorias como psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais e veterinários.

A nova fase também vai abranger funcionários do sistema funerário que tenham contato com corpos potencialmente contaminados pela covid. A expectativa, de acordo com o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, é vacinar 66.000 pessoas desse grupo até o dia 3 de fevereiro. Depois disso, ainda em fevereiro, a cidade do Rio espera começar a vacinação de pessoas com mais de 95 anos, e em seguida, daqueles com mais de 80 anos.

As pessoas contempladas nesta fase, podem procurar alguma das 236 clínicas da família e centros municipais de saúde para tomar a vacina, mas a prefeitura recomenda que a ida ocorra no período da tarde, para evitar aglomerações. Quem já apareceu logo no primeiro dia, foi a servidora da Fundação Oswaldo Cruz, Joana Angélica Ferreira.

O início da nova fase de vacinação só foi possível porque a cidade do Rio recebeu cerca de 75.000 doses da vacina de Oxford/Astrazeneca, e todas serão utilizadas imediatamente, já que a 2ª dose pode ser aplicada em até 3 meses após a 1ª, e o governo federal tem acordos para receber novas doses dentro desse prazo. Elas se somam às cerca de 230.000 doses da coronavac recebidas na semana passada, sendo que metade foi reservada para a 2ª aplicação que deve ser feita em até 28 dias após a primeira.

Até o momento, cerca de 82.000 pessoas já foram vacinadas com a coronavac, entre profissionais de saúde que atuam em unidades que atendem pacientes com covid, e idosos ou deficientes físicos que vivem em instituições de acolhimento permanente. A partir de agora os dois imunizantes serão utilizados na campanha, sem diferenciação entre as pessoas que vão receber um ou outro.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo