Senacon alerta sobre falsos imunizantes contra covid-19

Prática de venda das vacinas foi comunicada pelo Procon

Publicado em sábado, 16 Janeiro, 2021 - 19:57 Por Nelson Lin - São Paulo

A Secretaria Nacional do Consumidor, um órgão vinculado ao Ministério da Justiça, já acionou a Anvisa e a Polícia Federal para coibir a venda de falsos imunizantes contra a covid-19. A prática de venda dessas vacinas foi comunicada pelo Procon de São Paulo.

Criminosos estariam se aproveitando desse momento em que a população está na expectativa de se vacinar e a proximidade da campanha da vacinação contra a doença, para oferecer vacinas falsificadas em sites de várias regiões do país.

E nesse cenário, cabe lembrar ainda que a Interpol lançou alerta no início de dezembro sobre grandes riscos de furto e contrabando de vacinas no mundo todo neste ano de 2021, à medida que as campanhas de vacinação se iniciarem nos países. 

Por isso, a Secretaria Nacional do Consumidor chama a atenção dos consumidores para não caírem nesse golpe. Produtos falsificados não têm garantia de eficácia e trazem riscos à saúde das pessoas.

Campanhas de conscientização da secretaria estão sendo elaboradas para alertar e conscientizar o consumidor.

Cabe lembrar que aqui no país a vacinação contra a covid-19 será feita inicialmente apenas em postos de saúde do SUS.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Educação

MPDFT pede volta de aulas presenciais na rede pública de ensino

No processo, o MP defende que a educação deve ter seu retorno definido como prioridade pelo governo local, por considerar uma atividade essencial. Também pede a retomada das aulas presenciais de forma escalonada, progressiva e facultativa aos pais e responsáveis, sendo respeitados todos os protocolos de segurança sanitária nos ambientes escolares para impedir a propagação da covid-19.

Baixar arquivo
Política

Senado deve votar hoje PEC sobre retomada do auxílio emergencial

A proposta é a que abre caminho para a volta do auxílio emergencial, que será pago em 4 parcelas mensais de R$250, segundo a previsão do governo.

Baixar arquivo
Esportes

Copa do Nordeste: Fortaleza e CRB se enfrentam nesta quarta-feira

Hoje tem jogo pela Copa do Nordeste: Fortaleza e CRB. 

Confira também os jogos pelos campeonatos estaduais marcados para esta quarta-feira (3), com Bruno Mendes. 

Baixar arquivo
Política

Empresas privadas poderão comprar vacina contra a covid-19

Projeto foi aprovado na Câmara e segue para sanção presidencial.  O texto aprovado pelos deputados estabelece que enquanto durar a vacinação dos grupos prioritários, as doses compradas pela iniciativa privada deverão ser integralmente doadas ao SUS.

Baixar arquivo
Saúde

Governadores pedem ação integrada para combate à covid-19

Ao longo do dia, os governadores também estiveram com representantes do Ministério da Saúde. E ouviram da presidente da Comissão de Orçamento, a deputada Flávia Arruda, do PL, a promessa de receberem R$14,5 bilhões  em emendas parlamentares destinadas ao Sistema Único de Saúde.

Baixar arquivo
Política

Não há crise entre o Brasil, China e Estados Unidos, diz ministro

O ministro das relações exteriores, Ernesto Araújo, afirmou hoje que não há crise entre o Brasil, China e Estados Unidos. Na coletiva de imprensa sobre a política externa, realizada, nessa terça (02), Araújo disse que a crise com embaixador chinês no país está superada.

Baixar arquivo