Senacon alerta sobre falsos imunizantes contra covid-19

Prática de venda das vacinas foi comunicada pelo Procon

Publicado em 16/01/2021 - 19:57 Por Nelson Lin - São Paulo

A Secretaria Nacional do Consumidor, um órgão vinculado ao Ministério da Justiça, já acionou a Anvisa e a Polícia Federal para coibir a venda de falsos imunizantes contra a covid-19. A prática de venda dessas vacinas foi comunicada pelo Procon de São Paulo.

Criminosos estariam se aproveitando desse momento em que a população está na expectativa de se vacinar e a proximidade da campanha da vacinação contra a doença, para oferecer vacinas falsificadas em sites de várias regiões do país.

E nesse cenário, cabe lembrar ainda que a Interpol lançou alerta no início de dezembro sobre grandes riscos de furto e contrabando de vacinas no mundo todo neste ano de 2021, à medida que as campanhas de vacinação se iniciarem nos países. 

Por isso, a Secretaria Nacional do Consumidor chama a atenção dos consumidores para não caírem nesse golpe. Produtos falsificados não têm garantia de eficácia e trazem riscos à saúde das pessoas.

Campanhas de conscientização da secretaria estão sendo elaboradas para alertar e conscientizar o consumidor.

Cabe lembrar que aqui no país a vacinação contra a covid-19 será feita inicialmente apenas em postos de saúde do SUS.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Média de idade das vítimas da covid-19 no país cai quase oito anos

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Fiocruz nessa sexta-feira (7), esse não é o único dado que mostra que a pandemia está atingindo grupos mais jovens da população.

Baixar arquivo
Justiça

Sobe para 29 número de mortos em operação no Jacarezinho

Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro está investigando as circunstâncias das mortes na ação policial no Jacarezinho para apurar se houve violações a direitos durante a ação.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Três navios são apontados como suspeitos por derramamento de óleo

As conclusões estão no inquérito da Polícia Federal sobre o caso. De acordo com a Marinha, os principais suspeitos são o Navio-Tanque Bouboulina, o Navio Tanque City Of Tokyo e o Navio Tanque Godam.

Baixar arquivo
Cultura

Orquestra Afro-Brasileira fará apresentação virtual pelo 13 de maio

 A apresentação da Orquestra Afro-Brasileira será exibida no dia 13 de maio, no canal Cultne, a partir das 19h, no Youtube.

Baixar arquivo
Geral

Covid: hospital reúne cartas afetivas para pacientes e profissionais

Envio pode ser feito de todo o Brasil, por e-mail, para o Hospital Universitário de Brasília. Mensagens incentivam equipes e tornam internação de infectados menos solitária.

Baixar arquivo
Geral

Às vésperas dos 85 anos, museu relembra trajetória da Nacional do Rio

A poucos meses de completar 85 anos, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro está ganhando uma homenagem a altura da sua importância histórica.

Baixar arquivo