Covid-19: distribuição da vacina começa e imunização é antecipada

Transporte é feito pela FAB, aviões comerciais e caminhões

Publicado em 18/01/2021 - 21:57 Por Victor Ribeiro - Brasília

Após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar o uso emergencial de 6 milhões de doses da CoronaVac, o Ministério da Saúde começou a distribuição para todos os estados e o Distrito Federal. Inicialmente, a vacinação estava prevista para começar na quarta-feira (20), mas, a pedido dos governadores, o ministério autorizou que a vacinação começasse logo após a chegada dos imunizantes.
Foi o que destacou nessa segunda-feira o ministro da Saúde Eduardo Pazuello.

“Nós tínhamos uma previsão de fazer toda a logística hoje e os estados fazerem a logística amanhã para os municípios. E, a partir daí, a gente iniciar a campanha na quarta-feira. Os governadores, em comum acordo, me solicitaram que eu acelerasse ao máximo a distribuição para que eles pudessem começar imediatamente ainda hoje. Então aquilo que era planejado até hoje, às 8 horas da manhã, para acontecer durante o dia, está sendo encurtado para atender os pedidos dos governadores".

O transporte das vacinas é feito por aviões da Força Aérea Brasileira, aeronaves comerciais e caminhões. Ao todo, são:

  • 337.332 doses para a Região Norte;
  • 683.924 para o Nordeste;
  • 1.202.090 doses para o Sudeste;
  • 357.821 para a região Sul e
  • 273.393 para o Centro-Oeste


Além da CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, a Anvisa autorizou o uso emergencial de 2 milhões de doses da Covishield, da universidade inglesa de Oxford e do laboratório AstraZeneca, em parceria com a Fiocruz e fabricada pelo Instituto Serum, da Índia.

A expectativa inicial era que as doses da Covishield chegassem no sábado, mesmo dia em que a vacinação começou na Índia, depois passou para o domingo e agora não tem mais uma data exata.

De acordo com o ministro Eduardo Pazuello, o governo negocia diplomaticamente com a Índia e as vacinas podem chegar ainda esta semana. Nessa segunda-feira, Pazuello participou de uma reunião no Palácio do Planalto, com o presidente Jair Bolsonaro e o embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy. O ministro afirmou que este encontro fez parte das negociações. “Todos os dias nós temos tidoreuniões diplomáticas com a Índia. O fuso horário é muito complicado. Não há uma resposta positiva de saída até agora, mas está sinalizado para os próximos dias desta semana o embarque da carga para cá”.

A Anvisa informou que recebeu nessa segunda-feira um novo pedido de uso emergencial da CoronaVac, enviado pelo Instituto Butantan. Dessa vez, é para um lote com 4,8 milhões de doses, já envasadas no Brasil. Os documentos estão em análise e, se estiver tudo correto, começa a contar nesta terça-feira o prazo de 10 dias corridos para a agência responder.

E o ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski pediu que o Ministério da Saúde atualize o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, incluindo o cronograma com as fases de imunização. O compromisso de atualizar o plano mensalmente foi assumido pelo governo federal no âmbito de uma ação que pede uma campanha nacional de vacinação, movida pelos partidos PCdoB, PSOL, PT, PSB e Cidadania, no Supremo.

Últimas notícias
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: pelo menos 50 mil soldados russos morreram na Ucrânia

A contagem foi feita pela BBC, em parceria com um grupo de mídia independente e voluntários. Do lado ucraniano, estima-se que são 31 mil mortos.
E mais: a exatos 100 dias da Olimpíada de Paris, entidades denunciam a expulsão de imigrantes da capital francesa.

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: CBF sorteia duelos da 3ª fase da Copa do Brasil

Confira também os jogos da 2ª rodada do Brasileirão. Rádio Nacional transmite Flamengo x São Paulo, às 21h30, nesta quarta-feira (17). 

Baixar arquivo