logo Radioagência Nacional
Saúde

Anvisa concede registro definitivo para vacina da Pfizer

Ainda não há pedido de compra do imunizante no Brasil
Baixar
Leandro Martins
23/02/2021 - 13:55
Brasília

A vacina da covid-19 produzida pelo Laboratório Pfizer/Biontech, foi aprovada pela Anvisa para uso amplo no Brasil. O anúncio foi feito nesta terça-feira (23), pelo diretor-presidente da Agência, Antonio Barra Torres, e a decisão deve ser publicada no Diário Oficial da União ainda hoje.

Barra Torres informou que o imunizante do consórcio alemão-americano teve a segurança, qualidade e eficácia aferidas e atestadas pela equipe técnica de servidores da Anvisa, depois de 17 dias de análise.

De acordo com a OPAS, a Organização Pan-Americana da Saúde, a Anvisa é a primeira agência das Américas a conceder o registro do imunizante Pfizer-Biotech.

O presidente da Anvisa acrescentou que a agência trabalha agora para conceder o registro definitivo a outros imunizantes contra a covid-19.

Lembrando que, no Brasil, a CoronaVac, desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac e a vacina de Oxford/AstraZeneca, que já estão sendo aplicadas no país, têm autorização de uso emergencial, concedida pela Anvisa no dia 17 de janeiro. Os dois laboratórios ainda não solicitaram à Anvisa o registro para o uso amplo.

A vacina da Pfizer-Biontech, aprovada definitivamente, não é produzida no Brasil, e ainda não há pedido de compra deste imunizante. 

 

x