Anvisa concede registro definitivo para vacina da Pfizer

Ainda não há pedido de compra do imunizante no Brasil

Publicado em 23/02/2021 - 13:55 Por Leandro Martins - Brasília

A vacina da covid-19 produzida pelo Laboratório Pfizer/Biontech, foi aprovada pela Anvisa para uso amplo no Brasil. O anúncio foi feito nesta terça-feira (23), pelo diretor-presidente da Agência, Antonio Barra Torres, e a decisão deve ser publicada no Diário Oficial da União ainda hoje.

Barra Torres informou que o imunizante do consórcio alemão-americano teve a segurança, qualidade e eficácia aferidas e atestadas pela equipe técnica de servidores da Anvisa, depois de 17 dias de análise.

De acordo com a OPAS, a Organização Pan-Americana da Saúde, a Anvisa é a primeira agência das Américas a conceder o registro do imunizante Pfizer-Biotech.

O presidente da Anvisa acrescentou que a agência trabalha agora para conceder o registro definitivo a outros imunizantes contra a covid-19.

Lembrando que, no Brasil, a CoronaVac, desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac e a vacina de Oxford/AstraZeneca, que já estão sendo aplicadas no país, têm autorização de uso emergencial, concedida pela Anvisa no dia 17 de janeiro. Os dois laboratórios ainda não solicitaram à Anvisa o registro para o uso amplo.

A vacina da Pfizer-Biontech, aprovada definitivamente, não é produzida no Brasil, e ainda não há pedido de compra deste imunizante. 

 

Últimas notícias
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo