Anvisa vai inspecionar fábricas das vacinas Covaxin e Sputinik V

Visitas estão marcadas para o mês de março

Publicado em 15/02/2021 - 14:17 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, vai fiscalizar as fábricas das vacinas Covaxin, desenvolvida por um laboratório indiano, e da Sputinik V, criada na Rússia. Segundo a previsão da agência, as fábricas dessas duas vacinas devem ser inspecionadas no começo de março.

No Brasil, a indiana Covaxin, vai ficar sob responsabilidade do grupo Precisa Medicamentos, mas o imunizante vai ser fabricado na Índia, na cidade de Hyderabad. As instalações do laboratório devem ser vistoriadas entre os dias 1 e 5 de março.

Já a vistoria na fábrica da União Química, parceira brasileira do Instituto Gamaleya, da Rússia, está marcada para acontecer entre os dias 8 e 12 de março. A vacina vai ser fabricada no Brasil e vão ser vistoriadas as instalações do laboratório em Guarulhos, na região metropolitana da capital paulista.

Os laboratórios responsáveis pelas vacinas não entraram com pedido de uso emergencial ou o registro definitivo, mas a inspeção das fábricas vai acelerar o processo de análise para que os imunizantes possam ser usados no Brasil.

Se estiverem dentro dos padrões, os laboratórios recebem o Certificado de Boas Práticas de Fabricação que permite a produção do imunizante no país.

No Brasil, três vacinas têm autorização para serem produzidas: a AstraZeneca, a Janssen e a CoronaVac. Mas só a CoronaVac e a Astrazeneca tiveram o uso emergencial aprovado pela Anvisa.

No dia 8 de fevereiro, a Pfizer/Biontech, entrou com o pedido de certificação de três fábricas. O laboratório já tem outras quatro fábricas certificadas pela Anvisa.

 

Últimas notícias
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo
Economia

Governadores discutem renegociação de dívidas dos estados

Governadores de cinco estados se reuniram nesta segunda-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Geral

Governo pede que CNJ estabeça critérios para saidinha de presos

O pedido foi encaminhado após a sanção, com vetos, da lei que reformou o instituto da saída temporária de presos em regime semiaberto, assinada na semana passada pelo presidente Lula.

Baixar arquivo