Brasil vai testar spray nasal contra a covid-19

Publicado em 12/02/2021 - 20:25 Por Victor Ribeiro - Brasília

O Brasil deve participar da fase três de testes do spray nasal EXO-CD24, contra a covid-19. O medicamento é desenvolvido pelo Centro Médico Ichilov de Tel Aviv, em Israel, e será testado em voluntários. O anúncio foi feito pelo presidente Jair Bolsonaro, nas redes sociais, após conversar com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

De acordo com Bolsonaro, 30 pacientes com sintomas moderados ou graves da doença tomaram o remédio e se recuperaram. O medicamento é inalado uma vez por dia, durante alguns minutos. O tratamento dura cinco dias e é direcionado aos pulmões.

Assim como as vacinas, os estudos de remédios são divididos em etapas. Aqui no Brasil, essa pesquisa precisa da autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A expectativa é que, se for autorizado, o teste do medicamento de Israel seja feito em milhares de voluntários.

Israel tem o tamanho do estado de Alagoas, mas com o triplo da população, e lidera a vacinação no mundo, de acordo com o levantamento do portal Our World in Data. Lá, 27% da população já recebeu as duas doses da vacina contra a covid-19. Entre os idosos a partir de 60 anos, o índice dos que já tomaram as duas doses e estão com a imunização completa já passa de 80%.

No Brasil, o presidente Jair Bolsonaro editou um decreto para liberar recursos para manter o governo funcionando e comprar vacinas contra a covid-19. Como o Orçamento deste ano ainda não foi votado no Congresso Nacional, a solução encontrada foi garantir para 2021 os créditos extraordinários que já tinham sido abertos no ano passado. Outros créditos extraordinários também foram reabertos este ano.

Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência da República afirmou que a medida permite o pagamento de despesas com serviços de saúde, assistência e proteção social, prevenção a desastres e operações de garantia da lei e da ordem.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Câmara aprova projeto de lei que suspende despejo até o fim do ano

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (18) um projeto de lei (PL) que proíbe o despejo ou a desocupação de imóveis até o fim deste ano. O projeto segue para o Senado.

Baixar arquivo
Geral

Governo lança programa para facilitar transporte de cargas

presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que cria o programa e mais um decreto e duas medidas provisórias com as ações que fazem parte do Gigantes do Asfalto.

Baixar arquivo
Saúde

Motoristas e cobradores são vacinados contra covid em várias cidades

Motoristas e cobradores são uma das categorias mais afetadas pela pandemia do coronavírus. Um estudo do Dieese mostra que o desligamento de trabalhadores do setor de transportes em função de morte cresceu mais de 95% entre o primeiro trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2021.

Baixar arquivo
Cultura

Perto dos 90 anos, Zuenir Ventura estreia série Depoimentos Cariocas

Vídeos sobre a memória da cidade do Rio de Janeiro, por meio do olhar de quem já contou tantas histórias sobre ela, são o tema da série “Depoimentos Cariocas”.

Baixar arquivo
Saúde

SP: motoristas e cobradores de ônibus começam a ser vacinados

Motoristas e cobradores de ônibus municipais e intermunicipais do estado de São Paulo começaram a ser vacinados nesta terça-feira. Vão receber a vacina as pessoas com mais de 47 anos, e a previsão é imunizar 165 mil trabalhadores.

Baixar arquivo
Saúde

Câmara discute autorização do cultivo da maconha para uso medicinal

Agressão e bate-boca marcaram a discussão na Câmara dos Deputados sobre o projeto de lei que autoriza o cultivo da maconha para fins medicinais e a votação da medida foi adiada.

Baixar arquivo