Começa distribuição de 3,2 milhões de doses de vacinas para todo país

Envio dos imunizantes aos estados é proporcional e igualitária

Publicado em 24/02/2021 - 14:54 Por Leandro Martins - Brasília

Começou nesta quarta-feira (24), a distribuição de 3,2 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. São dois milhões da AstraZeneca, importadas da Índia, e 1,2 milhão da Coronavac produzida em parceria com o Butantan.

De acordo com o Ministério da Saúde, o envio das doses aos estados acontece de forma proporcional e igualitária, segundo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação.

A partir de agora, a imunização será dirigida a idosos entre 80 e 89 anos, e também a mais de 3 mil e 800 indígenas e a 8% dos trabalhadores da saúde.

Por causa da situação epidemiológica, a região Norte do país irá receber 5% do total de doses de vacinas em cada fase de distribuição. Lá, a faixa etária beneficiada será diferente.

No Amazonas, a vacinação será para mais de 86 mil pessoas, entre 60 e 69 anos de idade. No Pará, quase 25 mil pessoas entre 80 e 84 anos vão ser imunizadas. E no Acre, 12 mil idosos entre 70 e 84 anos vão ser vacinados agora.

A nova remessa de vacinas do Butantan corresponde à entrega de duas doses, sendo necessário que estados e municípios façam a reserva da 2ª dose. Já a vacina da AstraZeneca corresponde à entrega da 1ª dose. A será distribuída em outro momento, já que o imunizante possui um prazo maior para realizar a outra aplicação.  

Com esse novo lote, o Ministério da Saúde já distribuiu aos estados e Distrito Federal mais de 15 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, desde o dia 18 de janeiro, início da campanha de vacinação.

Até julho, a pasta prevê o envio de mais de 200 milhões de doses, vacinando assim, 50% da população brasileira. E a partir desta quinta-feira (25), até o sábado, está prevista a liberação de mais 600 mil doses diárias da Coronavac, pelo Instituto Butantan.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo