Covid-19: ocupação de UTIs atinge pior nível desde início da pandemia

Nível é superior a 80% em 18 unidades da Federação

Publicado em 26/02/2021 - 22:11 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

A ocupação das unidades de terapia intensiva destinadas a pacientes infectados com o coronavírus no país chegou ao pior nível desde o início da pandemia, alerta o Boletim Observatório Covid-19, divulgado nessa sexta-feira (26).

A proporção de leitos ocupados passou de 80% em 12 estados e no Distrito Federal, e 17 das 27 capitais do país também estão com percentual nesse patamar, chamado pelos pesquisadores de "zona de alerta crítica".

Os estados do Amazonas, Ceará, Paraná, Rondônia e Santa Catarina têm percentual de leitos ocupados acima dos 90%.

O boletim destaca que o país está em um patamar de intensa transmissão da covid-19, sem que nenhum estado apresente tendência de queda nas incidências de casos e óbitos.

Em relação a mortalidade, 26 unidades da Federação apresentam manutenção de um patamar elevado, segundo o relatório, consequência de exposições ocorridas no final do ano e em janeiro, com a ocorrência de festas, festivais clandestinos e intensificação de viagens.

Desde 17 de janeiro, o país registra uma média móvel de mais de mil mortes por dia, o que, segundo o Observatório, sobrecarrega profissionais e sistemas de saúde e impacta a qualidade dos serviços e a saúde mental e física dos trabalhadores.

O relatório do Observatório Covid-19 da Fiocruz afirma que a gravidade do cenário não pode ser naturalizada e nem tratada como um novo normal. E que é urgente combinar medidas amplas, envolvendo todos os setores da sociedade e integradas por diferentes níveis de governo.

 

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Menino de oito anos é baleado na cabeça no Rio; estado é grave

Kaio Guilherme Barauna está internado no Hospital Municipal Pedro II. De acordo com familiares, a criança participava de uma comemoração, quando foi atingida.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Saúde alerta para reforço da vacina contra covid-19

A ideia agora é fazer parcerias com os conselhos regionais de saúde para diminuir esse número.

Baixar arquivo
Geral

Lideranças de rodas de samba, no Rio, buscam apoio para músicos

Uma das frentes para estruturar esse auxilio é a criação de um grupo de trabalho pela Câmara de Vereadores do Rio. 

Baixar arquivo
Cultura

Dia do Livro Infantil: crianças representam 40% dos leitores do país

Dia 18 de abril é comemorado o dia do livro infantil. A data é uma homenagem ao escritor Monteiro Lobato, pai de toda a turma do Sítio do Pica Pau Amarelo e responsável pelo hábito da leitura de muito adulto por aí.

Baixar arquivo
Saúde

RJ volta a ter bandeira vermelha de risco do covid-19

A situação da pandemia de covid-19 regrediu no Rio de Janeiro. O estado deixa a Bandeira Roxa, aquela que indica risco muito alto de disseminação, e entra na Bandeira Vermelha, de risco alto.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil deve receber em maio 4 milhões de doses da AstraZeneca

Este é o segundo lote que o Brasil vai receber. O primeiro foi em março, quando vieram pouco mais de 1 milhão de doses da AstraZeneca, produzidas na Coreia do Sul pelo laboratório SK Bioscience. O Brasil tem direito a 9,1 milhões de doses do consórcio.

Baixar arquivo