Covid-19: Secretaria de Saúde do Rio investiga casos de nova variante

Cinco casos da nova cepa já foram confirmados no estado

Publicado em 22/02/2021 - 10:07 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro investiga a possibilidade de o Rio de Janeiro ter novos casos de infecção por mutações do coronavírus. Após a confirmação sobre a chegada e transmissão local de duas novas cepas, uma equipe da Secretaria esteve em Nova Friburgo, região serrana fluminense, para colher informações sobre um caso da variante britânica no município. A inspeção aconteceu na [última sexta-feira (19), mas só foi divulgada neste domingo (21).

Por meio de nota, a secretaria informou que  o paciente com essa variante mora no Rio, e no dia 17 de Janeiro, antes de apresentar sintomas da doença, esteve na cidade serrana para um reunião de família, com pelo menos outras oito pessoas. Um dia depois, segundo a Subsecretaria de Vigilância em Saúde, o dono da casa em Nova Friburgo foi diagnosticado com covid-19. A investigação epidemiológica aponta que o caso já identificado da mutação britânica no estado pode estar relacionado a esta infecção em Nova Friburgo. 

Ainda de acordo com a  secretaria de Saúde, não é possível fazer o sequenciamento genético deste caso devido à falta de material para análise. O morador de Nova Friburgo realizou teste rápido de antígeno para diagnóstico da covid-19, e não RT-PCR, que permitiria essa análise. Ele já está recuperado da doença. 

Confirmados, até agora, há no estado cinco casos de mutações do vírus, sendo um com a variante do Reino Unido e outros quatro com a cepa de Manaus. Dois pacientes infectados com a mutação brasileira morreram na última semana, sendo um morador de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, e outro paciente de Manaus, que estava em tratamento no Rio. 

A secretaria informou que estudos apontam que a variante brasileira do coronavírus tem maior capacidade de transmissão, mas a letalidade não difere da linhagem inicial.

As autoridades sanitárias do estado pediram a população para intensificar as medidas de prevenção de contágio, uma vez que há pouca disponibilidade de informações científicas sobre os possíveis impactos no cenários epidemiológico da covid, a partir dessas mutações.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo