Covid-19: Secretaria de Saúde do Rio investiga casos de nova variante

Cinco casos da nova cepa já foram confirmados no estado

Publicado em 22/02/2021 - 10:07 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro investiga a possibilidade de o Rio de Janeiro ter novos casos de infecção por mutações do coronavírus. Após a confirmação sobre a chegada e transmissão local de duas novas cepas, uma equipe da Secretaria esteve em Nova Friburgo, região serrana fluminense, para colher informações sobre um caso da variante britânica no município. A inspeção aconteceu na [última sexta-feira (19), mas só foi divulgada neste domingo (21).

Por meio de nota, a secretaria informou que  o paciente com essa variante mora no Rio, e no dia 17 de Janeiro, antes de apresentar sintomas da doença, esteve na cidade serrana para um reunião de família, com pelo menos outras oito pessoas. Um dia depois, segundo a Subsecretaria de Vigilância em Saúde, o dono da casa em Nova Friburgo foi diagnosticado com covid-19. A investigação epidemiológica aponta que o caso já identificado da mutação britânica no estado pode estar relacionado a esta infecção em Nova Friburgo. 

Ainda de acordo com a  secretaria de Saúde, não é possível fazer o sequenciamento genético deste caso devido à falta de material para análise. O morador de Nova Friburgo realizou teste rápido de antígeno para diagnóstico da covid-19, e não RT-PCR, que permitiria essa análise. Ele já está recuperado da doença. 

Confirmados, até agora, há no estado cinco casos de mutações do vírus, sendo um com a variante do Reino Unido e outros quatro com a cepa de Manaus. Dois pacientes infectados com a mutação brasileira morreram na última semana, sendo um morador de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, e outro paciente de Manaus, que estava em tratamento no Rio. 

A secretaria informou que estudos apontam que a variante brasileira do coronavírus tem maior capacidade de transmissão, mas a letalidade não difere da linhagem inicial.

As autoridades sanitárias do estado pediram a população para intensificar as medidas de prevenção de contágio, uma vez que há pouca disponibilidade de informações científicas sobre os possíveis impactos no cenários epidemiológico da covid, a partir dessas mutações.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Vacinados ainda podem ser infectados pelo coronavírus

De acordo com especialistas, a imunização evita casos graves da doença, mas não impede que a pessoa seja reinfectada - e transmita o vírus. Para evitar o contágio, vacinação deve ser combinada com distanciamento social e uso de máscara.

Baixar arquivo
Política

Senado: Cronograma para CPI da Covid será apresentado na segunda

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse que na próxima segunda-feira, vai apresentar o cronograma e os procedimentos para a instalação da CPI da Covid-19.

Na primeira reunião serão escolhidos por meio de votação o presidente e o vice-presidente da Comissão.

Baixar arquivo
Política

Joaquim Silva e Luna é aprovado para a presidência da Petrobras

O general foi aprovado em reunião do Conselho de Administração da estatal realizada nesta sexta-feira (16). Também foram nomeados os sete integrantes da Diretoria Executiva da estatal. Três deles foram reconduzidos ao cargo.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa chega neste sábado a Moscou para vistoriar fábrica da Sputnik V

Conclusões vão subsidiar decisão sobre uso da vacina no Brasil. Anvisa faz busca ativa das informações, já que 40% dos documentos que devem ser entregues pelos fabricantes estão incompletos ou não chegaram a ser apresentados.

Baixar arquivo
Saúde

SP: Crianças e gestantes foram vacinadas contra covid por engano

 Ao todo, 51 pessoas foram vacinadas contra a covid-19 por engano no estado de São Paulo. Eram pessoas que deveriam tomar a vacina contra a gripe e acabaram recebendo doses da Coronavac.

Baixar arquivo
Geral

SP libera comércio e cultos religiosos em nova fase de transição

Medidas restritivas anunciadas ficam entre a atual fase vermelha do Plano São Paulo e a laranja, que adota restrições ainda mais brandas. As regras valem a partir de domingo (18).

Baixar arquivo