Covid: Rio de Janeiro registra 2 suspeitas de fraude na vacinação

Ocorrências foram nas cidades de Niterói e Petrópolis

Publicado em 15/02/2021 - 22:00 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

Dois casos suspeitos de vacinação fraudada no Rio de Janeiro vieram a público nesta segunda-feira (15). Em Niterói, na região metropolitana, um idoso, apesar de ter o braço espetado com a agulha da seringa, não recebeu a imunização.

A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói informou em nota que identificou e afastou a técnica de enfermagem que fez o procedimento. Ainda segundo a prefeitura, a família do idoso foi imediatamente contactada e um médico e uma enfermeira realizaram a aplicação da vacina na casa do idoso.

A prefeitura também destacou que todos os profissionais que participaram da ação de imunização no drive-thru na Universidade Federal Fluminense, onde o idoso teria tentado se imunizar, passam por treinamento e supervisão constantemente e que os técnicos de enfermagem e enfermeiros foram capacitados para a ação na última quarta-feira.

O outro caso aconteceu em Petrópolis, na região serrana. Lá também uma idosa chegou a ter o braço perfurado pela agulha, mas na seringa não havia a dose. Em nota, a secretaria municipal de Saúde informou que adotou providências assim que recebeu a denúncia, na sexta-feira, e confirmou que a seringa utilizada para vacinar a idosa estava vazia no momento da aplicação.

A pasta afirma na nota que a técnica de enfermagem responsável pelo procedimento é contratada e foi imediatamente afastada. Um procedimento interno de investigação também foi aberto.

A secretaria de Saúde de Petrópolis informou ainda que levou o caso ao Conselho Regional de Enfermagem, que abriu investigação interna e vai ouvir a profissional. A idosa foi vacinada, de fato, no sábado.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Câmara aprova projeto de lei que suspende despejo até o fim do ano

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (18) um projeto de lei (PL) que proíbe o despejo ou a desocupação de imóveis até o fim deste ano. O projeto segue para o Senado.

Baixar arquivo
Geral

Governo lança programa para facilitar transporte de cargas

presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que cria o programa e mais um decreto e duas medidas provisórias com as ações que fazem parte do Gigantes do Asfalto.

Baixar arquivo
Saúde

Motoristas e cobradores são vacinados contra covid em várias cidades

Motoristas e cobradores são uma das categorias mais afetadas pela pandemia do coronavírus. Um estudo do Dieese mostra que o desligamento de trabalhadores do setor de transportes em função de morte cresceu mais de 95% entre o primeiro trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2021.

Baixar arquivo
Cultura

Perto dos 90 anos, Zuenir Ventura estreia série Depoimentos Cariocas

Vídeos sobre a memória da cidade do Rio de Janeiro, por meio do olhar de quem já contou tantas histórias sobre ela, são o tema da série “Depoimentos Cariocas”.

Baixar arquivo
Saúde

SP: motoristas e cobradores de ônibus começam a ser vacinados

Motoristas e cobradores de ônibus municipais e intermunicipais do estado de São Paulo começaram a ser vacinados nesta terça-feira. Vão receber a vacina as pessoas com mais de 47 anos, e a previsão é imunizar 165 mil trabalhadores.

Baixar arquivo
Saúde

Câmara discute autorização do cultivo da maconha para uso medicinal

Agressão e bate-boca marcaram a discussão na Câmara dos Deputados sobre o projeto de lei que autoriza o cultivo da maconha para fins medicinais e a votação da medida foi adiada.

Baixar arquivo