Decreto é prorrogado e lockdown em Araraquara (SP) segue até sábado

Hospitais da cidade registram 100% de ocupação

Publicado em 24/02/2021 - 10:13 Por Lucas Pordeus León - Brasília

A prefeitura de Araraquara, em São Paulo prorrogou o lockdown total no município até as 6 horas da manhã do próximo sábado, dia 27. O decreto anterior vencia à meia-noite desta terça-feira (23). A prefeitura decidiu prorrogar por mais três dias argumentando que a situação continua crítica no município paulista de 240 mil habitantes.

Os hospitais municipais registram 100% de ocupação das UTI e das enfermarias. Além disso, a taxa de isolamento medida pela Fundação Seade ficou em torno de apenas 50% para domingo (21) e segunda-feira (22) desta semana.

A mudança em relação ao decreto anterior, em vigor desde domingo (21), é que agora os postos de combustíveis poderão abrir das 8h da manhã às 18h para veículos particulares utilizados por trabalhadores de serviços essenciais e será permitida também a entrega por delivery para mercados, mercearias, padarias, entre outros estabelecimentos que vendem alimentos.

Agências Bancárias também poderão abrir com o novo decreto, mas apenas para acesso aos caixas eletrônicos. Já os atendimentos presenciais somente serão permitidos nas farmácias e nas unidades de saúde.

O transporte coletivo também não circulará e continua proibida a circulação de veículos e de pessoas na cidade sem uma justificativa.

Desde domingo até a tarde dessa terça-feira, as equipes de fiscalização da prefeitura notificaram 81 pessoas que transitavam pelas ruas, e elas agora têm 10 dias para justificar porque desrespeitaram o decreto de bloqueio total. Caso contrário, pagarão multa de R$120.

O lockdown de Araraquara tem sido considerado o mais rígido até agora de todo o país. A prefeitura afirma que a quantidade de mortes quase triplicou em fevereiro, em apenas 23 dias, em relação ao mês de janeiro inteiro. 

Últimas notícias
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo