Governador do DF ameaça fechar divisa com Goiás

Ibaneis afirma que Caiado estaria “negligenciando” pacientes

Publicado em 25/02/2021 - 10:22 Por Daniella Longuinho - Brasília
Atualizado em 25/02/2020 - 16:35

O elevado número de casos de covid-19 e o número restrito de leitos de UTI nos sistemas de saúde público e privado do Distrito Federal levaram o governador Ibaneis Rocha a fazer um apelo ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que, segundo Ibaneis, estaria “negligenciando” os pacientes do estado vizinho e transferindo os cuidados de sua população ao DF.

Ibaneis chegou a ameaçar o fechamento das divisas com o Goiás, caso não haja ações para reverter a crise de saúde pública. A declaração do governador do Distrito Federal foi dada esta semana no site Metrópoles.

Segundo Ibaneis, Caiado precisa reabrir leitos de UTI e criar um novo hospital de campanha para tratamento de pacientes com covid-19.

Em nota à imprensa, Ronaldo Caiado repudiou a declaração do governador do DF sobre o possível fechamento das divisas, e disse que a atitude de Ibaneis “evidencia falta de empatia e respeito pela vida”.

A nota diz ainda que o governo de Goiás já cedeu medicamentos ao Amapá, recebeu pacientes de Manaus e atendeu pacientes do DF em hospitais de campanha, com o mesmo cuidado à vida dirigido aos goianos.

Nesta quarta-feira (24) em conversa com jornalistas, o governador Ibaneis afirmou que a saúde do Distrito Federal tem 25% dos leitos de UTIs ocupadas com a população de Goiás, e voltou a cobrar providências.

O presidente da Comissão de Assuntos Constitucionais da Ordem dos Advogados do Brasil, Jorge Hélio Chaves, afirmou que um governador não tem competência de fechar as divisas dos territórios em relação aos vizinhos, pois seria ir contra o pacto federativo e o direito inviolável de ir e vir das pessoas. Mas a situação é possível se for decretado estado de emergência por causa da pandemia.

Segundo o ultimo boletim da secretaria de Saúde, o total de casos de covid-19 no DF está em 292.714, e os óbitos somam 4.791.

 

* Áudio substituído, texto e título alterados para substituição do termo "fronteira" por "divisa".

Últimas notícias
Geral

Assassino de Ari Uru-Eu-Wau-Wau é condenado a 18 anos de prisão

O comerciante João Carlos da Silva foi condenado, inicialmente em regime fechado, pelo crime de homicídio duplamente qualificado cometido contra o professor e líder indígena Ari Uru-Eu-Wau-Wau, ocorrido em abril de 2020.

Baixar arquivo
Geral

UFRRJ retoma aulas uma semana depois da morte de estudante

A Administração Central da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Seropédica, Baixada Fluminense, decidiu que até a próxima sexta-feira as aulas deverão ocorrer presencialmente.

Baixar arquivo
Geral

Documentos indicam que corpos em barco no Pará seriam de africanos

Documentos e objetos encontrados junto aos nove corpos dentro de um barco no Pará, no último sábado (13), indicam que seriam de migrantes da região da Mauritânia e do Mali, países da África Ocidental.

Baixar arquivo
Geral

Governo Federal retorna ao Marajó em comitiva com vários ministros

Uma comitiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e outros órgãos do Governo Federal retorna nesta terça-feira (16) à região para dar continuidade ao Programa Cidadania Marajó.

Baixar arquivo
Geral

INSS alerta que não usa intermediário para liberar salário-maternidade

Se a segurada precisar do auxílio de terceiros, a recomendação do INSS é para que busque um advogado devidamente registrado na OAB, para ter certeza que está contratando um profissional habilitado ou na Defensoria Pública.

Baixar arquivo
Esportes

Chama olímpica é acesa na Grécia e chegará à França em 8 de maio

O boletim esportivo desta terça-feira, 16, destaca a a largada para os Jogos Olímpicos de Paris. A cerimônia da chama olímpica, como manda a tradição para a abertura dos Jogos Olímpicos, foi na cidade de Olímpia, com a presença do presidente do Comitê Olímpico Internacional, T

Baixar arquivo