Idosos com 90 anos ou mais são vacinados em drive-thru no Rio

Publicado em 07/02/2021 - 15:58 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

Idosos com 90 anos ou mais da cidade do Rio de Janeiro se vacinaram contra a covid-19 nesse sábado (6) sem sair do carro. A prefeitura da capital fluminense abriu nove postos drive-thru em pontos de grande circulação, como o Parque Olímpico, na Barra da Tijuca; no estádio Engenhão, na zona norte; no campus da UFRJ, na Ilha do Fundão; no Parque de Madureira e no campus da UERJ, no Maracanã. Além disso, todos os 236 postos de saúde e clínicas da família também funcionaram das 8h da manhã ao meio-dia para vacinar os idosos que não conseguiram receber a vacina durante a semana. 

O Rio começou a vacinar os pessoas com 90 anos ou mais em 1º de fevereiro. No dia seguinte, a prefeitura anunciou a antecipação do calendário de vacinação em uma semana, com a chegada de novas remessas da vacina. Assim, segundo o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde do município, Márcio Garcia, a expectativa é imunizar todos os idosos a partir de 75 anos até o final de fevereiro.

De acordo com Márcio Garcia, mais de 170 mil pessoas já foram vacinadas contra a covid-19 na cidade, e na primeira semana da campanha para os idosos, pelo menos 30 mil com mais de 90 anos receberam a primeira dose. Para receber a vacina, é necessário apresentar um documento de identidade. Durante a semana, a imunização é feita nos postos de saúde e clínicas da família e também no drive-thru da UERJ.

Nesta segunda semana de fevereiro, a vacinação é para quem tem de 89 a 85 anos, sendo um dia para cada idade. Na semana seguinte, devem se vacinar os idosos de 84 a 80 anos. E, na última semana do mês, de 79 a 75 anos. Os sábados são dedicados à repescagem de cada grupo. 

Últimas notícias
Política

PEC dos Precatórios é promulgada pelo Congresso Nacional

A proposta aprovada possibilita a mudança no cálculo do teto de gastos e abre um espaço de R$ 106 bilhões no Orçamento da União. Parte dos recursos deverá custear o Auxílio Brasil. 

Baixar arquivo
Saúde

Butantan vai doar 400 mil vacinas de gripe para o Rio de Janeiro

A cidade está com imunização parada há seis dias, por falta de vacinas, e teve 21 mil casos da doença diagnosticados nas últimas três semanas.

Baixar arquivo
Saúde

Pfizer diz que três doses de vacina podem neutralizar variante Ômicron

Estudo preliminar mostrou que duas doses podem não ser suficientes para proteger as pessoas contra a infecção pela nova variante. Ainda assim, as empresas afirmam que duas aplicação são capazes de proteger contra casos graves da doença.

Baixar arquivo
Economia

CNA projeta crescimento de 2,4% no PIB da agropecuária em 2022

A safra 2021/2022 deve chegar a 289 milhões de toneladas, volume 14% maior que a anterior; foram produzidas na safra 2020/2021 252 toneladas de grãos. 

Baixar arquivo
Saúde

Consórcio Nordeste pede cancelamento de festas de Ano Novo e carnaval

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste emitiu uma recomendação para que os estados não realizem as festas de Réveillon e o carnaval, uma vez que colocar milhões de pessoas nas ruas, em aglomerações, é assumir um risco.

Baixar arquivo
Internacional

Olaf Scholz é eleito novo chanceler da Alemanha

Aos 63 anos, o ex-ministro das Finanças de Angela Merkel se torna o nono chanceler da Alemanha no pós-guerra. Ele venceu a votação secreta por 395 votos do 736 deputados do plenário.

Baixar arquivo