Ministério da Saúde negocia compra de vacinas Sputnik V e Covaxin

Reunião ocorre nesta sexta-feira com representantes internacionais

Publicado em 04/02/2021 - 20:51 Por Victor Ribeiro - Brasília

O Ministério da Saúde tem reunião nesta sexta-feira com representantes do instituto russo Gamaleya, fabricante da vacina Sputnik V, e do laboratório indiano Bharat Biotech, da Covaxin. A previsão é de negociar 10 milhões de doses da Sputnik V para serem entregues ainda em fevereiro e 8 milhões por mês, a partir de abril. Já a Covaxin pode enviar 8 milhões de doses este mês e 12 milhões em março.

A negociação foi divulgada após a Anvisa flexibilizar as regras para análise dos pedidos de uso emergencial no Brasil. Agora, não é mais obrigatório que as pesquisas com voluntários humanos sejam feitas no país, mas os pesquisadores precisam garantir o acesso da agência reguladora a todos os dados. Esses pedidos de uso emergencial para vacinas do exterior devem ser analisados em até 30 dias.

E, na semana que vem, a Anvisa vai discutir uma nova mudança, que pode liberar da exigência de registro sanitário no Brasil as vacinas que chegarem por meio do consórcio internacional Covax Facility, coordenado pela Organização Mundial da Saúde.

Últimas notícias
Cultura

São Paulo realiza a Virada Cultural no próximo fim de semana

Serão mais de 300 apresentações artísticas entre shows musicais, teatros, danças e manifestações populares. A expectativa é que o evento atraia cerca de 2 milhões de pessoas.

Baixar arquivo
Economia

Dólar registra nova queda nesta segunda

Após ter fechado o pregão da última sexta-feira com queda de 0,98%, o dólar continuou a recuar frente ao real nesta segunda e fechou o dia cotado a R$ 4,80 - uma queda de 1,31%.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça do Rio julga pedidos anulação de acordo de delação premiada

A votação de duas petições criminais protocoladas pelo governador, Cláudio Castro, e pelo ex-delegado Mario Jamil Chadud, foi suspensa, nesta segunda-feira, pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Economia

Governo federal reduz em mais 10% alíquotas do Imposto de Importação

A medida beneficia ais de seis mil itens que fazem parte da Tarifa Externa Comum do Mercosul, e abrange bens como feijão, carne, massas, biscoitos, arroz e materiais de construção.

Baixar arquivo
Educação

Vitor Godoy participa do Fórum Mundial de Educação

Godoy vai apresentar as políticas do Ministério da Educação para recuperação do aprendizado dos estudantes, que foi muito prejudicado pelo fechamento das escolas na pandemia.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio lança plano de enfrentamento a violência sexual contra crianças

O plano quer melhorar as políticas públicas de proteção contra abusos e violência contra crianças e adolescentes, além de minimizar os efeitos da pandemia que agravou o problema.

Baixar arquivo