Oito das 27 unidades da Federação têm alta para covid-19

Dados do Infogripe mostram casos e mortes em alta no país

Publicado em 26/02/2021 - 09:18 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

Oito dos 27 estados brasileiros apresentam sinal de crescimento, enquanto seis apresentaram tendência de queda de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave e de Covid-19. O balanço é referente ao período de 14 a 20 de fevereiro mas apesar dos sinais de queda, todas as regiões se encontram na zona de risco. O estudo foi divulgado nessa quinta-feira (25) pelo  Boletim InfoGripe ,realizado pela Fiocruz, Fundação Oswaldo Cruz.
 O InfoGripe ressalta que embora haja tendência de queda em alguns estados, o crescimento em outros mantém a curva do país em situação de oscilação. Além disso, a ocorrência de casos e de óbitos continua em níveis muito altos.
Segundo a análise, de 2020 até a presente atualização, há um total de 794.500 casos reportados. Destes, 92.685 casos são referentes ao ano epidemiológico 2021, sendo 55,6% desse número com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório,16,2% negativos, e ao menos 18% aguardando resultado laboratorial. Entre os positivos, 95,4% eram de Sars-CoV-Covid-19.
Ceará, Santa Catarina e Tocantins apresentam sinal forte (com probabilidade maior que 95%) de crescimento na tendência de longo prazo. Bahia, Espírito Santo, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Sul mostram sinal moderado (com probabilidade maior que 75%) de crescimento na tendência de longo prazo, que é de seis meses. Ceará e Paraíba acumulam cerca de seis semanas consecutivas com sinal de crescimento, enquanto Tocantins apresenta cinco semanas consecutivas com tendência de crescimento.
Alagoas, Goiás, Maranhão e Rondônia, embora estejam com sinal de estabilidade na tendência de longo prazo vêm de longo período de crescimento.
Nos estados de Santa Catarina e Tocantins, todas as macrorregiões de saúde encontram-se em situação de crescimento na tendência de longo prazo. No Ceará, quatro das cinco macrorregiões apresentam sinal forte de crescimento.

 

Últimas notícias
Esportes

Chama olímpica é acesa na Grécia e chegará à França em 8 de maio

O boletim esportivo desta terça-feira, 16, destaca a a largada para os Jogos Olímpicos de Paris. A cerimônia da chama olímpica, como manda a tradição para a abertura dos Jogos Olímpicos, foi na cidade de Olímpia, com a presença do presidente do Comitê Olímpico Internacional, T

Baixar arquivo
Justiça

Plenário do CNJ julga hoje condutas de Sérgio Moro e Gabriela Hardt 

O Plenário do Conselho Nacional de Justiça julga, nesta terça-feira, as condutas na Operação Lava-Jato do ex-juiz federal e senador Sérgio Moro; e da juíza federal Gabriela Hardt. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF prende homem que compartilhava cenas de abuso sexual infantil

A ação faz parte de operação da Polícia Federal para combater pornografia infantil. O suspeito foi detido no momento em que saia do trabalho, em um Centro de Eventos de um shopping na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Geral

TSE retoma julgamento que pode cassar mandato do senador Jorge Seif

No último dia 4 de abril, o julgamento foi suspenso pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes, sob o argumento de que o relator, o ministro Floriano de Azevedo, não teria tempo de apresentar o seu voto.  

Baixar arquivo
Educação

Escolas de maioria branca têm melhor infraestrutura, aponta pesquisa

A análise foi feita pelo Observatório da Branquitude, que ressalta a vantagem de alunos brancos e a persistência da desigualdade racial no país. Um exemplo é a rede de esgoto, presente em 72% das escolas com predominância de brancos e em apenas 43% das escolas com maioria de alunos negros.  

Baixar arquivo
Esportes

Nesta terça-feira começa segunda rodada do Brasileirão

Nesta terça-feira, tem a abertura da segunda rodada do Brasileirão Série A, com total cobertura da Rádio Nacional.

Bahia e Fluminense jogam às nove e meia da noite no Estádio da Fonte Nova, em Salvador.

Baixar arquivo