Polícia Federal investiga fraudes na compra de EPIs em hospital do RJ

Publicado em 10/02/2021 - 18:58 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

A Polícia Federal (PF) está investigando contratos emergenciais firmados pelo Hospital Universitário Gaffree e Guinle, ligado à Universidade Federal do Rio de Janeiro. Segundo as investigações, apenas na aquisição de máscaras e aventais, pode ter havido sobrepreço e superfaturamento de mais de R$ 1 milhão.

Os equipamentos de proteção individual foram comprados no ano passado, com dispensa de licitação, por causa da maior demanda hospitalar frente à pandemia de covid-19.

O caso passou a ser investigado pela PF, depois de levantar suspeitas do setor de auditorias da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que administra o Gaffrée e Guinle, e da Controladoria-Geral da União (CGU).

Essas apurações apontaram que o hospital pagou quase 50 reais por cada unidade de máscara ou avental, enquanto os mesmos itens foram cotados em um chamamento público da Ebserh por, no máximo, R$ 15. A Polícia Federal também investiga se o processo de compra favoreceu ilicitamente as empresas contratadas.

Na ação desta quarta-feira, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em endereços da cidade do Rio de Janeiro e também em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Os investigados podem responder pelos crimes de organização criminosa, peculato e fraudes em licitação.

A superintendência do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle afirmou em nota que desde o início do levantamento, pelos órgãos de auditoria da Ebserh, suspendeu resquícios de pagamentos referentes a esse material, e renegociou com a empresa fornecedora a adequação ao valor de mercado.

Além disso, declarou que já encaminhou materiais a CGU, ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas da União, além de continuar à disposição da Polícia Federal e demais órgãos de controle para a devida apuração do caso.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Programa Caixa Mais Brasil chega à 100ª edição neste sábado

Durante este fim de semana, a Caixa Econômica Federal promove mais uma edição do programa Caixa Mais Brasil.

Baixar arquivo
Geral

Covid-19: projeto no DF oferece apoio psicológico a enlutados

Lidar com a morte é um processo doloroso. E desde o início da pandemia do coronavírus, por causa das medidas de segurança e distanciamento social, nem sempre quem perde um ente querido encontra uma rede de apoio para enfrentar esse momento.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pandemia coloca 9 milhões de crianças em risco de trabalho infantil

Os dados estão no relatório do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) publicado para marcar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado neste sábado, 12 de junho

Baixar arquivo
Saúde

Estado do Rio de Janeiro permanece com risco moderado para covid-19

O Mapa de Risco Covid-19 manteve a classificação geral na bandeira laranja, mas segundo o estudo, houve melhora no cenário epidemiológico em seis regiões.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz recebe insumo para a produção de 6 milhões de doses da vacina

A Fiocruz recebe neste sábado (12) mais um lote de IFA para a produção da vacina contra a covid-19. O insumo deverá desembarcar no final da tarde no Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Saúde

SUS vai oferecer exame rápido para detecção de meningite criptocócica

O teste que detecta fungos que atacam o sistema nervoso foi incorporado ao SUS e publicado nesta sexta-feira (11).

Baixar arquivo