PR Bolsonaro alerta sobre decisão de flexibilizar aquisição de vacinas

Laboratórios não se responsabilizam por possíveis efeitos colaterais

Publicado em 24/02/2021 - 15:07 Por Sayonara Moreno - Brasília

Na semana em que congresso e governo federal buscam flexibilizar cláusulas para aquisição das vacinas da Pfizer e da Janssen, o presidente Jair Bolsonaro alertou que a decisão é de “extrema responsabilidade”, porque os laboratórios não se responsabilizam por possíveis efeitos colaterais dos imunizantes.

A declaração foi dada nesta quarta-feira (24), durante visita do presidente, ministros e parlamentares ao estado do Acre, que enfrenta problemas causados por fortes chuvas e pelas doenças da covid-19 e da dengue. Uma das cláusulas do contrato de compra das vacinas da Pfizer e da Janssen, da Johnson e Johnson, responsabiliza o comprador por possíveis reações na população.

O congresso busca dar suporte legal ao governo, para que aceite a cláusula e garanta mais imunizantes para o Brasil. O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, ao lado de Bolsonaro, disse que tudo depende do trabalho a ser realizado.

A visita ao Acre foi um convite do senador Márcio Bittar, do MDB. O presidente Jair Bolsonaro, e o ministro Eduardo Pazuello entregaram, durante a visita, quase 22 mil doses de vacina, tanto do Butantan, quanto da Astrazeneca/Oxford.

Nos últimos dias, o estado do Acre vem enfrentando muitas dificuldades por causa das chuvas. Tanto, que nessa terça-feira, o governo estadual decretou estado de calamidade pública em DEZ cidades, incluindo a capital Rio Branco, por conta das cheias dos rios, o que afeta cerca de 130 mil pessoas.

Milhares de famílias estão desabrigadas, depois que alguns municípios registraram inundações. Na última segunda-feira, o governo federal publicou uma medida provisória, para o repasse de 450 milhões de reais a estados e municípios com danos causados por desastres naturais, em todo o país.

Outro problema enfrentado no estado do Acre é o aumento no número de mortes por covid-19, causado pela saturação no sistema público de saúde. E além disso, o governo atribui à dengue OITENTA POR CENTO dos atendimentos nas unidades de pronto atendimento em Rio Branco. Até o momento são mais de oito mil casos suspeitos de dengue no estado.

 

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo