Projeto prevê compra e venda de vacinas por empresas privadas

Publicado em 23/02/2021 - 16:59 Por Leandro Martins - Brasília

A possibilidade de adquirir e comercializar vacinas contra a covid-19 pela iniciativa privada depende da aprovação do Projeto de Lei 534, apresentado nesta terça-feira (23) pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).  

A condição, de acordo com o projeto, é que o imunizante seja integralmente doado ao Sistema Único de Saúde (SUS), mas somente depois da vacinação dos grupos prioritários previstos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação as empresas privadas poderão comercializar as vacinas.

O Projeto de Lei prevê ainda que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios devem assumir os riscos referentes à responsabilidade civil em relação a efeitos colaterais pós-vacinação, desde que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tenha concedido o registro definitivo ou a autorização temporária de uso emergencial. Para isso, os entes federativos podem contratar seguro privado, nacional ou internacional.

Últimas notícias
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras disputam a melhor campanha

O Maracanã recebe Flamengo x Sporting Cristal (Peru), nesta terça-feira, às 21h30. O Palmeiras também joga nesta terça contra o Deportivo Táchira (Venezuela) dentro do Allianz Parque.

Baixar arquivo
Saúde

Covid: menores de 5 anos têm boa resposta após três doses de Pfizer

Três doses de uma formulação de três microgramas da vacina geraram resposta em crianças com seis meses de idade até as menores de cinco anos, igual à resposta gerada em pessoas entre 16 e 25 anos, que receberam duas doses de 30 microgramas da vacina

Baixar arquivo
Saúde

Marcelo Queiroga destaca a importância do SUS no combate à covid-19

Cerca de um mês após anunciar o fim da emergência em saúde pública no Brasil, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participou da Assembleia Mundial da Saúde, em Genebra, na Suíça.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça suspende ações e execuções de dívidas da G.A.S Consultoria

A Justiça do Rio de Janeiro determinou, em caráter liminar, a suspensão, por 180 dias, de todas as ações e execuções de dívidas da G.A.S Consultoria, empresa de criptomoedas administrada por Glaydson Acácio dos Santos, conhecido como Faraó dos Bitcoins.

Baixar arquivo
Saúde

OMS monitora quase 30 novas suspeitas de varíola dos macacos

Depois de confirmar mais de 90 casos de varíola dos macacos, a Organização Mundial da Saúde monitora quase 30 novas suspeitas da doença endêmica, sem registro de mortes. Segundo a entidade, a situação está em evolução e deve haver mais casos identificados.

Baixar arquivo
Economia

Crise econômica afeta mercado imobiliário no país

Os lançamentos imobiliários foram reduzidos em 42,5% e a oferta final em 7,6% no primeiro trimestre de 2022. Os números são da Câmara Brasileira da Indústria da Construção.

Baixar arquivo