Rio segue com alto risco para contágio por coronavírus

Cidade passou São Paulo como município com mais mortes pela doença

Publicado em 05/02/2021 - 16:20 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

Pela terceira semana consecutiva, o município do Rio de Janeiro segue com risco alto para contágio por coronavírus. A posição na escala é a mesma para todas as 33 regiões da cidade. A avaliação considera principalmente a quantidade de casos, óbitos e de internações pela doença.

De acordo dados divulgados pela prefeitura, apenas de quarta para quinta-feira, mais de 700 novos casos e 100 óbitos foram notificados. Nesta sexta-feira, mais de 1 mil pessoas estavam internadas nos hospitais da rede SUS da capital, sendo 458 na UTI.

De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde, Marcio Garcia, o Rio está se afastando do segundo pico observado no final do ano passado, mas ainda não foi o suficiente para o retorno ao risco moderado.

O prefeito Eduardo Paes lembrou que nesta quinta-feira o Rio de Janeiro alcançou um marco preocupante e se tornou a cidade com a maior quantidade de mortes por Covid-19 no Brasil. Os 17.535 óbitos fizerem o município superar a capital paulista, que registrou 17.491 mortes em igual período, mesmo tendo quase o dobro da população carioca.

Por isso, ele defendeu a estratégia de vacinar primeiro os idosos, que têm mais risco de morrer, apesar de outros grupos enfrentarem maior exposição ao contágio.

O prefeito, no entanto, não especificou que grupos são esses, mas confirmou que tem recebidos ofícios de diversas categorias pedindo para ser priorizadas.

O último balanço de vacinação aponta que a cidade já imunizou cerca de 160 mil pessoas, que representam pouco mais de 2% da população.

Últimas notícias
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo