Risco alto de contaminação recua no Rio de Janeiro mas ainda é grave

Prefeitura do Rio opta pela 2ª semana consecutiva com restrições

Publicado em 26/02/2021 - 11:58 Por Raquel Junia - Rio de Janeiro

O risco alto de contaminação pela covid recuou na maior parte da cidade do Rio de Janeiro e hoje é sinalizado em apenas três bairros da zona sul: Copacabana, Lagoa e Rocinha. Todas as demais áreas se encontram com classificação de risco moderado.

Apesar da melhoria nos indicadores de internações e óbitos nas regiões administrativas, a prefeitura optou pela 2ª semana consecutiva por manter toda a cidade com restrições, em alto risco, por conta das variantes em circulação do coronavírus.

Mais três casos de infecção por novas variantes foram confirmados nesta semana no Rio, totalizando seis ocorrências de moradores da cidade. Um dos pacientes, um homem de 54 anos, morreu no ultimo dia 21. Os outros estão em recuperação.

O balanço foi divulgado nesta sexta-feira (26), pela Secretaria de Saúde do município durante a apresentação do oitavo boletim epidemiológico. A classificação de risco da prefeitura obedece a três níveis: moderado, alto e muito alto. O Prefeito Eduardo Paes destacou que a situação continua grave, tendo em vista também o cenário nacional.

Paes voltou a chamar a atenção para as aglomerações na zona sul e agradeceu a população que está colaborando para melhorar a situação em algumas regiões como a Tijuca, que saiu do risco alto para o moderado na nova classificação.

Sobre a imunização da população contra a covid, Paes disse que ainda não está assegurada a continuidade do calendário na semana que vem. Até este sábado está confirmada a vacinação de idosos de 80 anos ou mais.

Ele destacou que mesmo com a autorização de compra de doses diretamente por estados e municípios, a capital fluminense não vai entrar no que chamou de leilão. Segundo a prefeitura, até essa sexta-feira, 300 mil pessoas já receberam a 1ª dose da vacina contra a covid-19, o que significa a imunização de 4,5% dos moradores.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Meio Ambiente

PF investiga possível contaminação do rio Tapajós, no Pará

O rio Tapajós, que normalmente tem águas claras, com tom esverdeado, está apresentando uma coloração barrenta. Peritos da PF vão também coletar amostras da água.

Baixar arquivo
Geral

Anac concede primeira autorização para entregas por drones

Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concedeu a primeira autorização para entregas comerciais com o equipamento.

Baixar arquivo
Geral

Receita Federal abre consulta a lote residual do Imposto de Renda

O acesso pode ser feito a partir desta segunda-feira. Esse lote é voltado para contribuintes que caíram na malha fina em anos anteriores e conseguiram acertar as contas.

Baixar arquivo
Geral

Rio anuncia investimentos nas comunidades do Jacarezinho e Muzema

Serão investidos cerca de R$ 500 milhões nas duas comunidades, que foram escolhidas com base no índice de criminalidade e no número de habitantes, que passa dos 40 mil.

Baixar arquivo
Cultura

Rio e São Paulo adiam desfile de carnaval para feriado de Tiradentes

A decisão de adiar os desfiles das escolas de samba de fevereiro para abril foi tomada pelos prefeitos do Rio, Eduardo Paes e de São Paulo, Ricardo Nunes, em reunião virtual nessa sexta-feira.

Baixar arquivo
Geral

Código de Trânsito Brasileiro completa 24 anos

Criado em 1997 ele passou a vigorar no ano seguinte. Esse conjunto de normas sofreu várias atualizações desde a sua criação e algumas delas são bem fresquinhas e passam a valer em abril deste ano.

Baixar arquivo