São Paulo tem 1º dia de imunização de idosos com mais de 90 anos

Início seria na segunda, mas prefeitura adiantou início

Publicado em 05/02/2021 - 20:42 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Os idosos com mais de 90 anos começaram a ser vacinados na cidade de São Paulo nessa sexta-feira.

A vacinação começou um pouco antes do previsto. Pelo cronograma do governo do estado, o grupo só teria acesso à imunização na próxima segunda-feira.

A notícia pegou Márcia Cabral de surpresa. Ela saiu de casa bem cedo, mas voltou correndo quando soube que a mãe, dona Marina, de 93 anos, já poderia receber a vacina. Emocionada, ela conta que não aguentava mais esperar.

E dona Marina saiu da unidade de saúde de Cidade Patriarca, na zona leste da capital paulista, não só vacinada, mas com planos muito bem definidos para o futuro.

Para fazer tudo isso, dona Marina ainda precisa da segunda dose da vacina para ser imunizada. O que está previsto para acontecer no dia 26.

Apesar de ter antecipado o cronograma original em 3 dias, a vacinação dos idosos em São Paulo começou bem depois que em outras cidades.

Em Recife, por exemplo, desde o dia 26 de janeiro todas as pessoas acima de 85 anos já vêm sendo vacinadas.

Se morasse em São Paulo, a avó de João Carlos Acioly, dona Irene, que tem 89 anos, ainda estaria esperando pela vacina. Ele conta que está aliviado em ver a avó vacinada e feliz em saber que os avós dos amigos também estão sendo imunizados.

No estado de São Paulo, só a partir do dia 15 de fevereiro é que a vacinação vai ser ampliada para os idosos entre 85 e 89 anos. O estado tem priorizado a vacinação de profissionais de saúde.

A partir de terça-feira, dia 9, começam a ser vacinados todos os profissionais de saúde, com mais de 60 anos, no geral, que atuam ou não na linha de frente do combate à Covid, incluindo os que trabalham em clínicas privadas.

Já a prefeitura da capital calcula vacinar, nessa etapa, 32 mil idosos com mais de 90 anos. Para se ter uma ideia, o número é um pouco maior que o de pessoas vacinadas no Hospital das Clínicas, na primeira semana de vacinação. Sozinho o complexo recebeu 30 mil doses do imunizante.

 Para receber a vacina, o idoso deve ir até a Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência, apresentar o CPF e a carteira de vacinação e o Cartão SUS, se tiver.

 Idosos com restrição de mobilidade vão ser vacinados em casa por equipes de Saúde da Família.

Últimas notícias
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo