Saúde do Rio identifica 5 casos de nova variante do coronavírus
A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro confirmou que foram identificados cinco casos de variantes do novo coronavírus no estado. Quatro desses casos se referem à mutação P1, identificada inicialmente em Manaus e um da variante britânica.
Em entrevista, nesta quarta-feira (17), o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Mario Sérgio Ribeiro, informou que um dos casos registrados na capital fluminense é de um paciente vindo de Manaus, que está internado no Rio. Dois casos foram identificados em Belford Roxo, na Baixada Fluminense e um em Petrópolis, na Região Serrana.
O superintendente salientou, no entanto, que ainda é cedo para dizer se o contágio aconteceu no Rio, o que significaria transmissão local, ou em viagens, transmissão importada. Segue a investigação sobre como ocorreu o contágio e a expectativa, de acordo com a autoridades de Saúde, é de que seja finalizada até a próxima semana.
Presente à entrevista, o Secretário Municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, ressaltou que a investigação, o monitoramento dos casos e as ações de controle são importantes em relação às novas variantes. E destacou o trabalho em conjunto de todos os órgãos do SUS no estado para o enfrentamento à pandemia.
Soranz ressaltou que é essencial manter os cuidados para a prevenção de contágio, para adoção rápida de medidas ao menor sinal de aumento nos casos.
Já o secretário estadual de Saúde, Carlos Alberto Chaves, descartou a adoção, no momento, de um lockdown como medida para conter a transmissão das novas variantes.



