Vacina: Fiocruz quer prioridade para idosos incapacitados e cuidadores

Familiares que cuidam de idosos também deveriam ser priorizados

Publicado em 04/02/2021 - 21:55 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

Os pesquisadores do Comitê de Saúde da Pessoa Idosa, da Fiocruz, lançaram uma nota técnica em que chamam atenção sobre os critérios de prioridade da vacinação contra a Covid-19.

A nota alerta para a inclusão, como grupo prioritário, no Plano Nacional de Vacinação, de idosos com incapacidade funcional provocada por doença, acidente, problema degenerativo ou outra situação, e que precisam de cuidados domiciliares, independentemente da idade.

Também é recomendada no documento a vacinação dos cuidadores de idosos que atuam nos domicílios, sejam eles um familiar ou uma pessoa contratada.

A Campanha Nacional de Vacinação tem priorizados os idosos de maior faixa etária, acima dos 80 anos.

A pesquisadora Dalia Romero defende que a proposta atende aos princípios de equidade e justiça social. E afirma que ela pode ser mais justa do que o critério de doenças pré-existentes para essa faixa etária.

Romero afirma ainda que é preciso considerar nesse grupo prioritário os profissionais e familiares que cuidam desses idosos, já que a campanha tem orientado a vacinação apenas dos profissionais que trabalham em instituições.

De acordo com a Nota Técnica da Fiocruz, há estimativa de que mais de 4 milhões de familiares cuidam de idosos e 1 milhão de cuidadores sejam contratados ou remunerados.

Além da incorporação do critério de capacidade funcional dos idosos e a inclusão de cuidadores que atuam nos domicílios, os pesquisadores lembram a importância da adoção de estratégias para vacinar os maiores de 60 anos com dificuldade para sair de casa.

O documento trouxe dados da Pesquisa Nacional de Saúde de 2013, a qual apontava que cerca de 24% dos idosos possuía alguma incapacidade funcional.

Outro dado, a Convid Pesquisa de Comportamentos, feita no contexto da pandemia, mostrou que em 8% dos domicílios brasileiros havia pelo menos um idoso que necessitava de ajuda para as suas atividades diárias.

Últimas notícias
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo
Saúde

INCA defende aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas

O INCA, Instituto Nacional de Câncer, divulgou posicionamento defendendo o aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas, como medida para reduzir o surgimento de novos casos de câncer no país.

Baixar arquivo
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo