Anvisa aprova registro definitivo da vacina de Oxford

Agência também liberou uso no Brasil de medicamento contra a covid-19

Publicado em 12/03/2021 - 15:06 Por Leandro Martins - Brasília
Atualizado em 12/03/2021 - 15:58

A vacina da Oxford recebeu nesta sexta-feira (12) autorização definitiva da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser aplicada no Brasil. Segundo a Anvisa, o imunizante tem eficácia de cerca de 70% e seus benefícios superam os riscos.

A vacina já tinha autorização para uso emergencial. O pedido para registro definitivo no Brasil foi feito no dia 29 de janeiro. Ela é fabricada pelo laboratório AstraZeneca, em parceira com a Fiocruz. 

A Anvisa anunciou também o registro oficial do primeiro medicamento contra a covid-19: o Remdesivir. Fabricado nos Estados Unidos e na Irlanda,  ele deve ser aplicado em pacientes com o novo coronavírus, mas sob algumas condições, entre elas ser maior de 12 anos.

O Remdesivir já vem sendo utilizado em países da União Europeia e nos Estados Unidos. A  Anvisa  acrescentou que ainda está sendo feito um controle de qualidade e avaliação da toxicidade do remédio.

 

Últimas notícias
Meio Ambiente

Relatório da ONU aponta fracasso humano no combate à mudanças no clima

O relatório Estado do Clima lançado nesta quarta-feira (18) destaca recordes alarmantes atingidos em 2021 em várias frentes: aumento do nível do mar, aquecimento dos oceanos, concentração de gases de efeito estufa e acidificação dos oceanos.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Por dia, cerca de 100 crianças são estupradas no Brasil

Nesta quarta-feira, 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e o mês, é lembrado como Maio Laranja, para chamar atenção para esse tipo de violência.

Baixar arquivo
Saúde

Vacina para Aids é um dos grandes desafios da medicina moderna

Esta quarta-feira é o "Dia de Conscientização sobre a Necessidade de Vacina contra a Aids". Segundo o biomédico Jefferson Russo Victor, as técnicas atuais de imunização não funcionam contra o HIV.

Baixar arquivo
Política

TCU retoma julgamento sobre privatização da Eletrobras

Reunião ocorre nesta quarta-feira (18). O governo estimou em R$ 67 bilhões o valor das ações. Segundo ministro do TCU, o valor deveria ser de R$ 130 bilhões, quase o dobro do estipulado pelo governo.

Baixar arquivo
Saúde

Consumo de álcool entre jovens cai 26% em 2021

O dado, relativo a brasileiros de 18 a 24 anos, foi levantado pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa), que analisou a série histórica do Vigitel, levantamento do Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Economia

Decreto cria mercado regulador de crédito de carbono no Brasil

A compra de crédito de carbono feita por empresas visam gerar ações de descarbonização no planeta. Com isso, empresas podem obter autorização para financiar novas ações sustentáveis.

 

Baixar arquivo