Caixa anuncia linha de crédito para socorrer Santas Casas

Publicado em 25/03/2021 - 18:54 Por Victor Ribeiro, repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Santa Casa de Misericórdia de São Carlos, em São Paulo, informou nessa quinta-feira que atravessa uma grave crise. Pode suspender ainda esta semana o atendimento em UTIs porque só tem remédios para intubar pacientes por mais dois dias. Por falta de anestésicos, desde a semana passada suspendeu todas as cirurgias que não sejam de emergência. E, diante do dia a dia exaustivo, 24 profissionais de saúde pediram demissão, sendo dois enfermeiros e 22 técnicos de enfermagem.

As esperanças estão na chegada dos medicamentos que o Ministério da Saúde começou a distribuir nessa terça-feira e na renegociação das dívidas.

A Santa Casa de São Carlos não é a única a enfrentar problemas. Pelo menos 286 instituições da rede que atua em todo o país procuraram a Caixa Econômica Federal para pedir socorro. Elas relataram muita dificuldade de pagar o que devem e não querem fechar as portas.

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, anunciou nessa quinta o lançamento de uma linha de crédito para ajudar as Santas Casas. Guimarães destacou que os juros para essa linha de crédito serão 80% menores do que as Santas Casas pagavam até aqui. Antes, superavam 25% ao ano e, agora, estão em torno de 6%. O objetivo da Caixa é renegociar as dívidas de, pelo menos, 1.200 unidades e não apenas das 286 que pediram ajuda. Ao todo, 1.651 Santas Casas funcionam no país e todas podem aderir à linha de crédito.

Edição: Beatriz Arcoverde/ Raquel Mariano

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Paquetá inicia vacinação em massa contra covid-19

A população adulta da ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro, participou neste domingo (20) da vacinação em massa contra a covid-19.

Baixar arquivo
Saúde

Araraquara, no interior paulista, entra em lockdown

A cidade de Araraquara, no interior paulista, entrou em lockdown ao meio dia desse domingo. É a segunda vez este ano que a cidade adota medidas de restrição de circulação. 

Baixar arquivo
Saúde

Drive-thrus e megapostos de vacinação fecham segunda e terça em SP

Os dois dias vão ser destinados para vacinar as pessoas entre 50 e 59 anos que por algum motivo não conseguiram tomar a primeira dose da vacina na semana passada. 

Baixar arquivo
Saúde

Ministério da Saúde distribui mais 7,6 milhões de doses da Astrazeneca

Estados e Distrito Federal começam a receber a partir deste domingo (20) mais 7 milhões e 600 mil doses da vacina Oxford/Astrazeneca produzida pela Fiocruz. 

Baixar arquivo
Política

Casa Civil faz balanço dos 900 dias do governo Bolsonaro

A Casa Civil divulgou nesse sábado um balanço positivo dos 900 dias de governo Bolsonaro. A nota destaca ações de combate à pandemia, como o envio de 110 milhões de doses de vacina e de 500 mil metros cúbicos de oxigênio a estados e municípios.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça proíbe desvio de 80% das águas do Rio Xingu para Belo Monte

Uma decisão da Justiça Federal no Pará proíbe o desvio de 80% das águas do Rio Xingu para turbinas da hidrelétrica de Belo Monte.

Baixar arquivo