Câmara debate escassez de oxigênio hospitalar em audiência pública

Ideia é traçar formas de amenizar problema em hospitais

Publicado em 25/03/2021 - 14:27 Por Sayonara Moreno - Rádio Nacional - Brasília

Boa parte dos estados brasileiros é motivo de preocupação devido à escassez na oferta de oxigênio hospitalar, durante a pandemia de coronavírus. Para debater o assunto e traçar formas de amenizar o problema em hospitais públicos e privados, a comissão externa de enfrentamento à covid-19 da Câmara dos Deputados realizou, nesta quinta-feira (25), uma audiência pública.

Representantes do Ministério da Saúde, da indústria hospitalar, do Ministério Público e secretários de Saúde conversaram, por videoconferência, a respeito do assunto. Pessoas estão morrendo, por falta de oxigênio para respirar. Segundo o assessor especial do Ministério da Saúde, Ridauto Fernandes, existe um enorme desafio em relação ao fornecimento de oxigênio em todo o setor da saúde. A situação é preocupante nas UPAs e nos pequenos hospitais.

O assessor lembrou que, recentemente, foram adquiridos mil cilindros de oxigênio para distribuição e, no exterior, 5 mil unidades dos chamados concentradores. Mesmo assim, disse ser insuficiente, porque a produção não dá conta das demandas.

Representando os secretários de Saúde estaduais e municipais, o médico e secretário do Tocantins, Edgar Tollini, explicou que o concentrador de oxigênio pode até ser dividido entre dois pacientes, mas que a falta de recipientes para envasar o gás hospitalar precisa de uma solução. E propôs o uso de cilindros de gás de cozinha de prédios residenciais, como forma de suprir a necessidade de salvar vidas.

Também participou da audiência pública a coordenadora do gabinete de acompanhamento da pandemia de covid-19, do Ministério Público Federal, Célia Delgado. Ela relatou que o desespero por conseguir oxigênio para os estados gera ações judiciais que obrigam o fornecimento de forma desigual, o que pode provocar mortes. Para isso, defendeu uma integração nacional para controlar e administrar os estoques de oxigênio e conter mais avanço de contaminações.

Já Newton de Oliveira, diretor de uma empresa brasileira de produtos hospitalares, destacou a dificuldade em atender à demanda do país. Acrescentou que não há mais veículos na frota para distribuir os produtos, chegando a realizar entregas noturnas, porque os hospitais passaram a consumir seis vezes mais oxigênio que antes.

O debate entre os participantes seguiram no sentido de que, para amenizar o problema no sistema de saúde, é importante também dar prioridade à vacinação e às orientações de isolamento social, higiene e uso de máscaras.

Edição: Renata Batista - Editora da Radioagência Nacional

Últimas notícias
Economia

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil melhora cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023

Segundo o Ministério da Saúde, das 16 vacinas indicadas para o público infantil, 13 tiveram aumento na cobertura vacinal. Para o Unicef, desafio é levar a vacinação para além das unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus projeta crescimento de 2,02% da economia em 2024

O documento traz as previsões de economistas e analistas de mercado consultados pelo Banco Central. Boletim ainda projeta inflação de 3,73%. 

Baixar arquivo
Geral

Indígenas marcham rumo ao Congresso para cobrar demarcação de terras

Uma sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados homenageou os 20 anos do Acampamento Terra Livre.

Baixar arquivo