Campanha pede redução no preço de medicamentos

Publicado em 01/03/2021 - 19:59 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

Remédio a Preço Justo. Com esse tema, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lançou uma campanha nesta segunda-feira (1º) para tentar alterar a regulamentação dos preços de medicamentos no país. Para isso, a organização não governamental pede a aprovação de um projeto de lei, em tramitação no Senado, que modifica as regras para definir o valor máximo dos remédios no Brasil.

Antes de ser comercializado, todo novo medicamento tem o preço máximo definido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMed). A coordenadora do setor de saúde do Idec, Ana Carolina Navarrete, conta que a Cmed usa como referência países ricos para definir os preços, o que acaba deixando os valores altos.

Entre os países de referência, estão França, Portugal, Estados Unidos e Austrália. A campanha também pede que a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos seja autorizada a reduzir os tetos dos preços.

A especialista argumenta que o teto elevado causa distorções no mercado. Uma pesquisa do Procon de São Paulo, feita no ano passado, revelou que o preço de 17 medicamentos de referência chegava a variar em até 41% dependendo da farmácia.

O projeto em tramitação no Senado defendido pela campanha do Idec é do senador Fabiano Contarato (Rede-ES). Ele espera aumentar a participação da sociedade na definição dos preços.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 30% dos gastos das famílias com saúde são com remédios. Já um levantamento do Instituto de Estudos Socioeconômicos mostra que os gastos do Ministério da Saúde com remédios quase dobraram em dez anos, passando de R$ 9 bilhões em 2008 para R$ 17 bilhões em 2018.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo