Cidades antecipam feriados para tentar conter pandemia

Publicado em 22/03/2021 - 13:01 Por Raquel Júnia - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Diante da falta de leitos e insumos para pacientes com covid-19 em todo o país, várias cidades estão decidindo antecipar feriados. As medidas visam frear a contaminação pela doença e reduzir o ritmo de internações.

O Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou, no final de semana, que pretende criar um super feriadão, entre os dias 26 de março e 4 de abril, para reduzir a circulação da população. A medida valeria para todo o estado e foi discutida pelo governador em exercício Cláudio Castro em reuniões com setores do empresariado e prefeitos. A definição deve ser publicada em decreto, nos próximos dias, junto a novas restrições. 

Em Mato Grosso do Sul, a capital, Campo Grande, já definiu a antecipação de feriados municipais deste e do próximo ano. Com isso, apenas serviços essenciais estarão funcionando desta segunda-feira até domingo, dia 28. A medida foi tomada pela sobrecarga no sistema de saúde.

São Paulo, a maior capital do país já havia anunciado na semana passada a adoção da mesma estratégia para frear a contaminação. A cidade não terá dias úteis de 26 de março até o domingo de páscoa. A decisão está sendo estudada também por outros municípios da região metropolitana. O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, destacou que a medida será repetida porque deu certo no ano passado.

Outra capital que estuda adotar a antecipação de feriados é Salvador. O prefeito da cidade, Bruno Reis, afirmou nesta segunda-feira que avalia a medida e que está em discussão com outros municípios da região metropolitana. Se aprovado, o feriado prolongado deverá valer já na semana que vem.

No Piauí, o governo decidiu antecipar um feriado estadual para a próxima sexta-feira, dia 26, e com isso aumentar o isolamento dentro das medidas restritivas já impostas no estado, com validade até o dia 29.

Edição: Edgard Matsuki - Editor da Radioagência Nacional

Últimas notícias
Saúde

Fiocruz vê tendência de alta de casos de síndrome respiratória grave

Crescimento está sendo notado em 13 das 27 unidades da federação; destes, os que mais chamam a atenção dos especialistas são Pará, Ceará e Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Política

PEC dos Precatórios é aprovada no Senado

Os precatórios são dívidas da União com empresas e pessoas que ganharam ações definitivas na justiça. A proposta aprovada pelo Senado limita o valor a ser gasto anualmente com essas despesas e muda a forma de cálculo do teto de gastos. Proposta ainda precisa voltar à Câmara.

Baixar arquivo
Educação

Prazo para solicitar a reaplicação da prova do Enem termina amanhã

Candidatos podem pedir a reaplicação até às 23h59 desta sexta; os nomes dos participantes aptos a fazerem a prova em nova data serão divulgados na própria Página do Participante.

Baixar arquivo
Saúde

Prefeitura do Rio vai rever ampliação de exigência de cartão de vacina

Segundo o prefeito Eduardo Paes, houve "exagero" na ampliação de locais onde devem ser apresentados comprovante de vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo
Saúde

São Paulo suspende festa de Réveillon na Paulista

A vigilância sanitária da capital paulista fez um estudo de riscos e orientou a cancelar a festa do dia 31 de dezembro. Além disso, o prefeito decidiu manter a obrigatoriedade no uso de máscaras em lugares públicos. O uso seria abolido no próximo dia 11.

Baixar arquivo
Cultura

Em 2 de dezembro de 1870, estreava no Brasil a ópera O Guarani

A ópera, de autoria do maestro Carlos Gomes, se baseia no romance O Guarani, escrito por José de Alencar, e conta, em quatro atos, a história de Cecília e Peri. 

Baixar arquivo