Com alta de casos, Bahia estende medidas restritivas até quarta-feira

Governo do estado alerta para pior cenário desde início da pandemia

Publicado em 01/03/2021 - 12:20 Por Maíra Heinen - Brasília

Na Bahia, medidas restritivas foram prorrogadas até a próxima quarta-feira (3). A alta ocupação de leitos de UTIs preocupa as autoridades locais. Só nesse domingo (28), a fila de espera por um leito era de 190 pessoas e nos últimos três dias foram registradas 320 mortes pela doença. Para o governador Rui Costa, esta é a pior situação desde o início da pandemia da covid-19 no estado.

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, destacou a abertura de novas unidades de atendimento na capital, mas lembra que, no momento, não adianta apenas abrir leitos.

Por conta do agravamento, as medidas restritivas estabelecidas na última semana foram prorrogadas até às 5 horas da manhã de quarta-feira. Será permitido somente o funcionamento dos serviços essenciais, em especial as atividades relacionadas a saúde e alimentação, o transporte e o serviço de entrega de medicamentos.

Bares e restaurantes só podem funcionar com portas fechadas, na modalidade de entrega em domicílio até meia-noite.

Depois de quarta-feira, o decreto institui que até o dia 8 de março, restaurantes, bares e congêneres deverão encerrar o atendimento presencial às 18h, permitidos os serviços de delivery até meia noite. A comercialização de bebidas alcoólicas foi liberada.

Até 8 de março também ficam proibidos eventos e atividades, em todo o Estado da Bahia, independentemente do número de participantes e academias. As cirurgias eletivas também estão suspensas.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo