Covid-19: DF deve receber mais 40 mil doses de vacina

Publicado em 31/03/2021 - 19:03 Por Graziele Bezerra, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Distrito Federal deve receber ainda nesta semana cerca de 40 mil doses de vacinas contra o coronavírus. As nova remessa vai possibilitar a continuidade da imunização de idosos com 67 anos ou mais e profissionais de saúde de clínicas particulares.

Desde o último fim de semana, tem sido intensa a procura por vacinação em todos os postos de imunização, inclusive, de moradores do entorno, como destaca o chefe da casa civil, Gustavo Rocha.

O governo do DF já pediu 20% a mais na quantidade de doses destinadas à capital federal, caso vacinação de moradores do entorno continue alta. Também não foi descartada a possibilidade de cobrar uma identificação para vacinar apenas quem vive no Distrito Federal.

A disputa pela chamada “xepa”, que é a dose de vacina que sobra no final do dia, está cada vez mais acirrada. Por isso, aqui no DF ficou definido que toda dose que sobrar será destinada aos profissionais de segurança pública da linha de frente, como explica o secretário de saúde Osnei Okumoto.

O Distrito Federal tem mais de 343 mil casos confirmados de covid-19 desde o início da pandemia, com quase seis mil mortos.  Já receberam a primeira dose da vacina 297mil pessoas e a taxa de ocupação dos leitos públicos para a covid chega a 88%.

Mesmo estando com restrições e toque de recolher, o DF começa a flexibilizar algumas regras para o funcionamento do comércio. Nessa terça-feira, a justiça determinou que o governo local volte atrás e mantenha rígidas as normas de isolamento social a partir desta quinta-feira. O governador Ibaneis Rocha disse que vai recorrer.

Edição: Beatriz Arcoverde/ Bianca Paiva

Últimas notícias
Direitos Humanos

Por dia, cerca de 100 crianças são estupradas no Brasil

Nesta quarta-feira, 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e o mês, é lembrado como Maio Laranja, para chamar atenção para esse tipo de violência.

Baixar arquivo
Saúde

Vacina para Aids é um dos grandes desafios da medicina moderna

Esta quarta-feira é o "Dia de Conscientização sobre a Necessidade de Vacina contra a Aids". Segundo o biomédico Jefferson Russo Victor, as técnicas atuais de imunização não funcionam contra o HIV.

Baixar arquivo
Política

TCU retoma julgamento sobre privatização da Eletrobrás

Reunião ocorre nesta quarta-feira (18). O governo estimou em R$ 67 bilhões o valor das ações. Segundo ministro do TCU, o valor deveria ser de R$ 130 bilhões, quase o dobro do estipulado pelo governo.

Baixar arquivo
Saúde

Consumo de álcool entre jovens cai 26% em 2021

O dado, relativo a brasileiros de 18 a 24 anos, foi levantado pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa), que analisou a série histórica do Vigitel, levantamento do Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Economia

Decreto cria mercado regulador de crédito de carbono no Brasil

A compra de crédito de carbono feita por empresas visam gerar ações de descarbonização no planeta. Com isso, empresas podem obter autorização para financiar novas ações sustentáveis.

 

Baixar arquivo
Geral

Correios credenciam empresas para o programa Exporta Fácil +

A empresa informou também que ainda no segundo semestre deste ano já estará disponível uma plataforma online para cotações de preços pelos exportadores brasileiros

Baixar arquivo