Covid-19: DF deve receber mais 40 mil doses de vacina

Publicado em 31/03/2021 - 19:03 Por Graziele Bezerra, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Distrito Federal deve receber ainda nesta semana cerca de 40 mil doses de vacinas contra o coronavírus. As nova remessa vai possibilitar a continuidade da imunização de idosos com 67 anos ou mais e profissionais de saúde de clínicas particulares.

Desde o último fim de semana, tem sido intensa a procura por vacinação em todos os postos de imunização, inclusive, de moradores do entorno, como destaca o chefe da casa civil, Gustavo Rocha.

O governo do DF já pediu 20% a mais na quantidade de doses destinadas à capital federal, caso vacinação de moradores do entorno continue alta. Também não foi descartada a possibilidade de cobrar uma identificação para vacinar apenas quem vive no Distrito Federal.

A disputa pela chamada “xepa”, que é a dose de vacina que sobra no final do dia, está cada vez mais acirrada. Por isso, aqui no DF ficou definido que toda dose que sobrar será destinada aos profissionais de segurança pública da linha de frente, como explica o secretário de saúde Osnei Okumoto.

O Distrito Federal tem mais de 343 mil casos confirmados de covid-19 desde o início da pandemia, com quase seis mil mortos.  Já receberam a primeira dose da vacina 297mil pessoas e a taxa de ocupação dos leitos públicos para a covid chega a 88%.

Mesmo estando com restrições e toque de recolher, o DF começa a flexibilizar algumas regras para o funcionamento do comércio. Nessa terça-feira, a justiça determinou que o governo local volte atrás e mantenha rígidas as normas de isolamento social a partir desta quinta-feira. O governador Ibaneis Rocha disse que vai recorrer.

Edição: Beatriz Arcoverde/ Bianca Paiva

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo