DF lança edital para contratar profissionais da saúde aposentados

Contratações serão temporárias

Publicado em 23/03/2021 - 13:36 Por Lucas Pordeus León - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O governo do Distrito Federal lançou um edital nesta terça-feira (23) para contratar, de forma temporária, 250 profissionais da saúde aposentados, entre médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos de enfermagem. O GDF também recomendou às unidades de saúde o remanejamento de servidores do setor para concentrar esforços no atendimento aos pacientes da covid-19.

A secretaria de saúde local ainda ampliou a jornada de 372 profissionais para reforçar o atendimento. A subsecretária de Gestão de Pessoas da Saúde, Silene Almeida, afirmou que o objetivo é apoiar os servidores neste momento de sobrecarga. 

O governo espera investir R$ 30 milhões para a contratação temporária dos aposentados. Silene disse ainda que a administração estuda a possibilidade de um novo edital nos próximos dias para mais contratações. Ela reforçou que, embora não haja um déficit alto de profissionais, hoje há o esgotamento físico e emocional das equipes de saúde de trabalho, devido à sobrecarga desde o início da pandemia.

O governo do Distrito Federal ainda recomendou o remanejamento de todos os especialistas, incluindo os não clínicos e dentistas, para o atendimento de pacientes com o novo coronavírus, além da suspensão das licenças-prêmios de servidores e de todas as cirurgias eletivas.

Todas essas contratações e remanejamentos são para auxiliar no atendimento dos leitos já existentes.

Nas redes sociais, o governador Ibaneis Rocha afirmou que apesar da superlotação nos hospitais, não há risco de desabastecimento de insumos, como oxigênio e remédios para intubação.

Nesta terça-feira, 427 pessoas aguardam uma vaga em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Distrito Federal.

Edição: Renata Batista - editora da Radioagência Nacional

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Cultura

ONU anuncia mais 175 livros infantis para Clube de Leitura ODS

A ONU tem um desafio a ser cumprido até 2030: são os objetivos do desenvolvimento sustentável. E esse assunto também deve ser conhecido pelas crianças. Foram anunciadas as 175 obras escolhidas para aumentar o Clube de Leitura dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Baixar arquivo
Esportes

Atlético-MG recebe São Paulo neste domingo no Mineirão

Atlético-MG e São Paulo precisam concentrar forças para o Campeonato Brasileiro. Galo e Tricolor passaram por dificuldades nas duas primeiras rodadas e perderam pontos que podem ser preciosos no fim da competição.

Baixar arquivo
Geral

Ministério de Direitos Humanos lança campanha contra trabalho infantil

12 de junho é o Dia Internacional e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. No Brasil, é ilegal qualquer tipo de trabalho realizado por crianças ou adolescentes com menos de 16 anos, independentemente da finalidade ou remuneração.

Baixar arquivo
Geral

Criminoso mais procurado do Rio é morto em ação da Polícia Civil

A Polícia Civil do Rio de Janeiro capturou neste sábado (12) Wellington da Silva Braga, conhecido como Ecko, chefe da maior milícia em atividade do

Baixar arquivo
Esportes

Seleção venezuelana confirma 12 casos positivos para covid-19

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que foi notificada pela Confederação Sul-americana de Futebol, a Conmebol, nessa sexta-feira (12), de que 12 integrantes da seleção venezuelana de futebol, entre

Baixar arquivo
Geral

Queiroga diz que todos os brasileiros devem ser vacinados este ano

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assegurou neste sábado (12), que todos os brasileiros com mais de 18 anos deverão estar vacinados contra a covid-19 até o final deste ano.

Baixar arquivo