Distrito Federal amplia vacinação de profissionais de saúde
O Governo do Distrito Federal anunciou nesta terça-feira (23) a ampliação da vacinação para profissionais de saúde que não estão na linha de frente da Covid-19 e para trabalhadores da segurança pública. O governo aguarda o envio, pelo Ministério da Saúde, de novos lotes de vacinas, o que deve ocorrer nesta quarta-feira.
A vacinação do pessoal da saúde que atua em clínicas particulares começa na próxima sexta-feira, mas somente por agendamento. Após esse grupo, terá início a imunização de profissionais da segurança pública, prevista para a próxima semana.
O secretário da Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto, diz que essa vacinação não vai afetar a proteção dos idosos, e que ainda é preciso vacinar 100 mil profissionais de saúde.
Segundo a Secretaria de Saúde, no Distrito Federal a Covid-19 está sendo mais fatal para homens do que para as mulheres, apesar de elas serem as mais contaminadas. São 180 mil mulheres com a doença, e 2.332 mortes até agora. E 150 mil homens infectados, com 3.109 mortos.
O governo distrital socorreu, nesta terça, a cidade de Águas Lindas (GO) com um suprimento de oxigênio. O município goiano, no entorno da capital federal, ficou desabastecido após um acidente com caminhão que levava o gás hospitalar para a cidade. O secretário Osnei Okumoto destaca que a doação não afeta o estoque no DF.
Os hospitais continuam superlotados na capital federal. Nesta terça-feira a rede privada registra 92% de ocupação das UTIs. Já a rede pública só conta com 20 leitos de UTI disponíveis, enquanto a lista de espera chega a 326 pessoas com Covid-19.





