Em comissão no Senado, governadores relatam urgência por vacinas

Eles pedem ainda uma articulação nacional para combater a covid-19

Publicado em 11/03/2021 - 13:26 Por Maíra Heinen - Brasília

Urgência na compra de vacinas, articulação nacional para o enfrentamento à pandemia, abertura de novos leitos. As demandas são muitas e foram apresentadas de forma parecida pelos governadores que participaram, nesta quinta-feira (11), da Comissão da Covid-19 no Senado.

A reunião ouviu os relatos das autoridades sobre as dificuldades enfrentadas no combate à pandemia e também quanto à vacinação. Todos destacaram o colapso nos sistemas de saúde.

Diante do cenário caótico nos hospitais e filas de espera por UTIs em praticamente todas as unidades da Federação, a busca pelos imunizantes é desesperada, como destacou o governador da Bahia, Rui Costa.

Além da corrida pelas vacinas, há vários outros gargalos apontados pelos governadores, como a dificuldade de abertura de novos leitos habilitados pelo Ministério da Saúde.

O problema é intensificado por fatores como a rapidez de contágio das novas variantes, a carência de pessoas habilitadas para trabalhar, a falta de insumos hospitalares ou mesmo o alto preço dos medicamentos e aparelhos usados nas unidades de saúde.

Para Wellington Dias, governador do Piauí, o país precisa também aumentar os esforços internacionais para a compra de vacinas.

Segundo ele, é importante estabelecer mais diálogos com outras nações para compra de vacinas levando em conta a realidade do Brasil, que agora é considerado o centro da pandemia.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, participou rapidamente da reunião, quando entregou ao presidente da Comissão, Confúcio Moura, a resposta do Ministério da Saúde a um ofício em que questiona qual o atual cronograma da vacina e quais os obstáculos e dificuldades para a imunização de toda a população.

Participaram da comissão nesta quinta-feira os governadores Wellington Dias, do Piauí; Wilson Lima, do Amazonas; Carlos Moisés, de Santa Catarina; Rui Costa, da Bahia; e Camilo Santana, do Ceará.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Câmara apresenta novo parecer do texto de reforma do Imposto de Renda

O deputado federal Celso Sabino, do PSDB, apresentou, nesta terça-feira, um novo parecer para o projeto de reforma do Imposto de Renda, apresentado pelo governo federal em junho.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas deixam ao menos cinco povoados isolados em Roraima

Defesa Civil do Estado considera imprevisto o volume de chuvas para o período. Estragos atingem cerca de 3 mil pessoas em nove cidades. 

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Queiroga pede que brasileiros se imunizem com a segunda dose

O Ministro da Saúde esteve na Comunidade da Maré, no RJ, onde foi apresentado um balanço da vacinação em massa contra o coronavírus, neste que é o maior conjunto de favelas da cidade.

Baixar arquivo
Educação

Educação bilíngue de surdos é inserida na LDB da educação nacional

A educação bilíngue é aquela em que a Língua Brasileira de Sinais é considerada a primeira língua, e o português escrito como segunda língua.

Baixar arquivo
Geral

#AprenderParaPrevenir quer alertar sobre riscos de desastres naturais

Com o tema #AprenderParaPrevenir foi lançada, nessa terça-feira, a campanha nacional para conscientizar a população de que é possível reduzir o risco de determinados desastres naturais, como, por exemplo, incêndios florestais.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Anvisa autoriza teste do medicamento Leronlimabe

A Anvisa autorizou, nesta segunda-feira, o estudo clínico para avaliar a segurança e a eficácia do medicamento Leronlimabe. A ideia é usar a droga para tratar pacientes com covid-19 e que tenham desenvolvido quadros moderados de pneumonia.

Baixar arquivo