Em comissão no Senado, governadores relatam urgência por vacinas

Eles pedem ainda uma articulação nacional para combater a covid-19

Publicado em 11/03/2021 - 13:26 Por Maíra Heinen - Brasília

Urgência na compra de vacinas, articulação nacional para o enfrentamento à pandemia, abertura de novos leitos. As demandas são muitas e foram apresentadas de forma parecida pelos governadores que participaram, nesta quinta-feira (11), da Comissão da Covid-19 no Senado.

A reunião ouviu os relatos das autoridades sobre as dificuldades enfrentadas no combate à pandemia e também quanto à vacinação. Todos destacaram o colapso nos sistemas de saúde.

Diante do cenário caótico nos hospitais e filas de espera por UTIs em praticamente todas as unidades da Federação, a busca pelos imunizantes é desesperada, como destacou o governador da Bahia, Rui Costa.

Além da corrida pelas vacinas, há vários outros gargalos apontados pelos governadores, como a dificuldade de abertura de novos leitos habilitados pelo Ministério da Saúde.

O problema é intensificado por fatores como a rapidez de contágio das novas variantes, a carência de pessoas habilitadas para trabalhar, a falta de insumos hospitalares ou mesmo o alto preço dos medicamentos e aparelhos usados nas unidades de saúde.

Para Wellington Dias, governador do Piauí, o país precisa também aumentar os esforços internacionais para a compra de vacinas.

Segundo ele, é importante estabelecer mais diálogos com outras nações para compra de vacinas levando em conta a realidade do Brasil, que agora é considerado o centro da pandemia.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, participou rapidamente da reunião, quando entregou ao presidente da Comissão, Confúcio Moura, a resposta do Ministério da Saúde a um ofício em que questiona qual o atual cronograma da vacina e quais os obstáculos e dificuldades para a imunização de toda a população.

Participaram da comissão nesta quinta-feira os governadores Wellington Dias, do Piauí; Wilson Lima, do Amazonas; Carlos Moisés, de Santa Catarina; Rui Costa, da Bahia; e Camilo Santana, do Ceará.

 

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo