Epidemiologista da Fiocruz pede lockdown nacional para conter pandemia

Publicado em 24/03/2021 - 13:51 Por Lucas Pordeus León - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O novo recorde de óbitos e casos da covid-19 registrado nessa terça-feira, quando mais de 3.200 pessoas perderam a vida por causa do coronavírus, tem chamado atenção da sociedade. Isso porque a pior semana da pandemia no Brasil em 2021 tem o dobro de mortes da pior semana registrada ano passado. Foram 15.650 mortes pelo novo coronavírus na última semana contra 7.677 óbitos registrados entre os dias 19 e 25 de julho de 2020.

Só nos primeiros 90 dias deste ano, o país registrou 34% do total de óbitos de toda a pandemia. Os dados colocam o Brasil como o atual epicentro global da pandemia, segundo o epidemiologista da Fiocruz do Amazonas, Jessem Orellana. Ele destaca enquanto a vacinação continuar baixa, não há outra alternativa para frear o vírus a não ser um lockdown radical na maioria dos estados, com fechamento de todas as atividades não essenciais.

O especialista opina que, ao passar pelo pico de casos em julho de 2020, pensou-se, de forma equivocada, que o pior já havia passado. Para ele, as eleições municipais de novembro, as festividades do final do ano e as férias de janeiro permitiram a circulação das variantes mais agressivas do vírus.


 


 

Edição: Edgard Matsuki - Editor da Radioagência Nacional

Últimas notícias
Cultura

Rádio MEC agora é Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Rio

A lei que torna a Rádio MEC Patrimônio Cultural Imaterial do estado do Rio de Janeiro foi publicada nesta terça-feira pela Assembleia Legislativa.

Baixar arquivo
Geral

Pesquisa: 56% dos acidentes em BRs ocorrem em vias com gestão pública

Segundo a pesquisa, quando considerada a taxa de gravidade dos acidentes de trânsito, o índice aumenta para mais de 80% em rodovias sob gestão pública, contra 19% nas estradas sob concessão.

Baixar arquivo
Segurança

Golpistas usam novas estratégias para enganar vítimas pelo WhatsApp

Golpistas estão entrando em grupos de famílias se passando por parentes para pedir dinheiro emprestado pelo WhatsApp. Por esse esquema, integrantes de uma organização criminosa conseguiram mais de R$ 32 mil de uma mesma família.

Baixar arquivo
Educação

Senac do Rio oferece 8 mil vagas em cursos profissionalizantes

O Senac,  Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio de Janeiro, está com inscrições abertas para cerca de 8 mil vagas de cursos profissionalizantes em várias unidades no estado. O Programa Senac Gratuidade, que é voltado para a inserção de pessoas de baixa renda no mercado de trabalho,

Baixar arquivo
Economia

Em todo o país a venda de veículos usados aumentou 25% em maio

Segundo a entidade, o mês de maio apresentou os melhores resultados do ano. Mas no acumulado do primeiro semestre de 2022, as vendas de automóveis usados registraram queda de 19%.

Baixar arquivo
Segurança

Goiás: PF cumpre mandado de busca e apreensão na operação Pix Premiado

O delegado de repressão a crimes cibernéticos, Dário Freitas explica que o investigado prometia realizar um pix premiado, mediante pagamento antecipado das vítimas.

Baixar arquivo