Epidemiologista da Fiocruz pede lockdown nacional para conter pandemia

Publicado em 24/03/2021 - 13:51 Por Lucas Pordeus León - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O novo recorde de óbitos e casos da covid-19 registrado nessa terça-feira, quando mais de 3.200 pessoas perderam a vida por causa do coronavírus, tem chamado atenção da sociedade. Isso porque a pior semana da pandemia no Brasil em 2021 tem o dobro de mortes da pior semana registrada ano passado. Foram 15.650 mortes pelo novo coronavírus na última semana contra 7.677 óbitos registrados entre os dias 19 e 25 de julho de 2020.

Só nos primeiros 90 dias deste ano, o país registrou 34% do total de óbitos de toda a pandemia. Os dados colocam o Brasil como o atual epicentro global da pandemia, segundo o epidemiologista da Fiocruz do Amazonas, Jessem Orellana. Ele destaca enquanto a vacinação continuar baixa, não há outra alternativa para frear o vírus a não ser um lockdown radical na maioria dos estados, com fechamento de todas as atividades não essenciais.

O especialista opina que, ao passar pelo pico de casos em julho de 2020, pensou-se, de forma equivocada, que o pior já havia passado. Para ele, as eleições municipais de novembro, as festividades do final do ano e as férias de janeiro permitiram a circulação das variantes mais agressivas do vírus.


 


 

Edição: Edgard Matsuki - Editor da Radioagência Nacional

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Flamengo vence Palmeiras nos pênaltis e é bicampeão da Supercopa

O atual campeão brasileiro Flamengo venceu neste domingo (11) o Palmeiras, atual campeão da Copa do Brasil, pelo placar de 6 a 5, nos pênaltis.

Baixar arquivo
Política

Agenda da semana tem CPI da Covid-19 e nova Lei da Segurança Nacional

A CPI da Covid-19; um projeto para revogar decretos presidenciais que ampliaram o acesso a armas e munições; e uma proposta para substituir a atual Lei de Segurança Nacional estão entre os temas desta semana no Congresso.

Baixar arquivo
Justiça

STF deve julgar instalação da CPI da Covid-19 na quarta (14)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, antecipou para esta quarta-feira (14) o julgamento em plenário sobre a instalação da CPI da Covid-19 no Senado Federal.

Baixar arquivo
Política

Munhoz de Melo (PR) realiza eleição neste domingo

Os pouco mais de 3,3 mil eleitores da cidade da região Norte Central paranaense terão que escolher um novo prefeito e vice-prefeito apenas cinco meses após a eleição municipal de 2020.

Baixar arquivo
Geral

Projeto de assentamento vai beneficiar 170 famílias em Anapu, no Pará

De acordo com o Incra, o planejamento para o processo de seleção acontece ainda no primeiro semestre de 2021. 

 

Baixar arquivo
Esportes

Uma montanha de recicláveis para chegar ao topo do Everest

Conheça a história da educadora física Aretha Duarte, que pode ser a primeira brasileira negra a chegar ao pico mais alto do planeta - e que conseguiu o dinheiro para essa empreitada juntando material reciclável.

Baixar arquivo