Fiocruz seleciona voluntários para testes da BCG no combate à covid-19

Vacina é apontada por induzir respostas imunológicas contra infecções

Publicado em 03/04/2021 - 10:06 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

Diante do avanço de casos de Covid-19 e da descobertas de novas variantes do coronavírus, pesquisadores trabalham na busca por um imunizante capaz de deter essas cepas. E alguns estudos estão mais avançados. É o caso da pesquisa brasileira sobre a eficácia da vacina BCG, utilizada para prevenir as formas graves de tuberculose na infância, e também reconhecida por gerar uma resposta imunológica contra outras infecções.

No Rio de Janeiro, o estudo tem à frente a Escola Nacional de Saúde Pública, da Fundação Oswaldo Cruz, e já no mês de novembro deverá  entrar na fase três.

A Fiocruz segue recebendo voluntários para os testes com a BCG. Podem participar do estudo trabalhadores da Saúde, como enfermeiros, médicos, técnicos, fisioterapeutas e recepcionistas, maiores de 18 anos.  Um dos critérios para ser voluntário é não ter sido infectado pela Covid-19, nem estar participando de outro ensaio clínico. Os interessados passarão por entrevista e testagem, com a previsão de acompanhamento pelas equipe de pesquisa por até um ano.

A pneumologista e pesquisadora da Fundação, Margareth Dalcolmo,  responsável pelo estudo no Brasil, ressalta a importância desse trabalho.

Entre os países que realizam o estudo, a Fiocruz destacou dois. Um ensaio clínico na Grécia, de revacinação com BCG em idosos, demonstrou uma redução de 79% de infecções respiratórias após um ano de acompanhamento. Na África do Sul, experiências mostraram que a vacina reduziu em 73% as infecções no nariz,  garganta e pulmões. 

 

Edição: Vitória Elizabeth/Adrielen Alves

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Segurança

Os crimes de estupro voltaram a crescer no estado de São Paulo

Os registros de estupro, que tinham caído no início da pandemia da covid-19, cresceram 13% no interior do estado em 2021 e 19,5% nos municípios da região metropolitana da capital paulista.

Baixar arquivo
Economia

BNDES: País tem um enorme desafio que é combater a desigualdade social

O presidente do BNDES, Gustavo Montezano, disse nesta terça-feira que o país tem um enorme desafio pela frente: combater a desigualdade social agravada pela pandemia de covid-19.

Baixar arquivo
Saúde

Covid: Fiocruz entrega mais 2,4 milhões de doses da vacina AstraZeneca

A Fiocruz também informou que concluiu a produção dos primeiros lotes do IFA 100% nacional. Chamados de lotes de pré-validação, eles vão passar por testes de controle de qualidade para, em seguida, serem encaminhados para a etapa de processamento final do imunizante.

Baixar arquivo
Geral

Restaurantes comunitários no DF oferecem café da manhã por R$ 0,50

O restaurante comunitário da Estrutural, a partir desta quarta-feira, já passa a oferecer a refeição matinal. Na unidade de São Sebastião começa na próxima sexta-feira, e em Ceilândia, no sábado.

Baixar arquivo
Política

Aprovado projeto que pune divulgação de infração de transito nas redes

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira, a punição a quem divulgar nas redes sociais infração de trânsito de natureza gravíssima. O texto agora segue para o Senado Federal.

Baixar arquivo
Política

Emenda da reforma eleitoral é aprovada pelo Congresso Nacional

Entre as mudanças, a partir das eleições de 2022, será contado em dobro os votos dados a mulheres e pessoas negras eleitas para efeito de cálculo na distribuição dos recursos do Fundo Eleitoral e Partidário.

Baixar arquivo