Fiocruz seleciona voluntários para testes da BCG no combate à covid-19

Vacina é apontada por induzir respostas imunológicas contra infecções

Publicado em 03/04/2021 - 10:06 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

Diante do avanço de casos de Covid-19 e da descobertas de novas variantes do coronavírus, pesquisadores trabalham na busca por um imunizante capaz de deter essas cepas. E alguns estudos estão mais avançados. É o caso da pesquisa brasileira sobre a eficácia da vacina BCG, utilizada para prevenir as formas graves de tuberculose na infância, e também reconhecida por gerar uma resposta imunológica contra outras infecções.

No Rio de Janeiro, o estudo tem à frente a Escola Nacional de Saúde Pública, da Fundação Oswaldo Cruz, e já no mês de novembro deverá  entrar na fase três.

A Fiocruz segue recebendo voluntários para os testes com a BCG. Podem participar do estudo trabalhadores da Saúde, como enfermeiros, médicos, técnicos, fisioterapeutas e recepcionistas, maiores de 18 anos.  Um dos critérios para ser voluntário é não ter sido infectado pela Covid-19, nem estar participando de outro ensaio clínico. Os interessados passarão por entrevista e testagem, com a previsão de acompanhamento pelas equipe de pesquisa por até um ano.

A pneumologista e pesquisadora da Fundação, Margareth Dalcolmo,  responsável pelo estudo no Brasil, ressalta a importância desse trabalho.

Entre os países que realizam o estudo, a Fiocruz destacou dois. Um ensaio clínico na Grécia, de revacinação com BCG em idosos, demonstrou uma redução de 79% de infecções respiratórias após um ano de acompanhamento. Na África do Sul, experiências mostraram que a vacina reduziu em 73% as infecções no nariz,  garganta e pulmões. 

 

Edição: Vitória Elizabeth/Adrielen Alves

Últimas notícias
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo