Giro pelos estados: saiba como estão as ações contra o covid-19

Semana começa com diferentes ações estaduais para conter impactos

Publicado em 29/03/2021 - 18:46 Por Lucas Pordeus Leon, da Rádio Nacional - Brasília - DF

A semana começou  com diferentes ações estaduais para conter impactos do covid-19 na saúde e economia do país. O governo do Ceará iniciou, nesta segunda-feira (29), o cadastro de profissionais desempregados do setor de bares, restaurantes e alimentação para receber um auxílio financeiro de R$ 1 mil. Os candidatos devem se inscrever pelo site da Secretaria de Turismo do estado até o dia 8 de abril. A meta é beneficiar até 10 mil profissionais que tenham sido demitidos recentemente devido a pandemia.

Em Goiânia, a prefeitura editou um decreto que acompanha o do governo estadual permitindo a reabertura do comércio a partir desta quarta-feira por 14 dias. Segundo o prefeito da cidade, Rogério Cruz,  a medida foi tomada após a capital mostrar uma tendência de estabilidade de casos da Covid-19. Além disso, a decisão facilita a compreensão da população.

No norte do país, a cidade de Ji-Paraná, a segunda maior de Rondônia, fez um apelo nesse domingo por doação de cilindros de oxigênio. Segundo a secretaria de saúde local, faltam cilindros à venda no estado. O município pede que os interessados em doar ou emprestar cilindros entrem em contato pelo telefone com DDD 69, número 9.9306-4958.

No Pará, o Ministério Público Federal pediu à Justiça que obrigue o governo a manter o isolamento rígido na região metropolitana de Belém. Os procuradores querem que o governo estadual comprove que as medidas sobre distanciamento estão sendo tomadas com base em estudos de instituições de renome e consulta ao comitê técnico de enfrentamento à pandemia.

Na Região Sul, com os hospitais lotados, a secretaria de saúde de Santa Catarina oficializou critérios para definir quem tem prioridade na fila por uma UTI.

O documento foi construído com base nas recomendações de associações médicas e científicas. Devem ser priorizados os pacientes com mais chance de sobrevivência. O estado registrou nesse domingo (28) uma fila de espera de 362 pessoas.

Edição: Bianca Paiva / L Pedrosa

Últimas notícias
Saúde

Servidores da Saúde do RJ discordam de mudanças hospitalares

Servidores da rede federal de saúde no Rio de Janeiro são contra a possibilidade de transferência de gestão dos hospitais ligados ao Ministério da Saúde para os governos estadual e municipal, além da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Baixar arquivo
Economia

SP realiza leilão da Empresa Metropolitana de Águas e Energia

Está marcado para as 2 horas da tarde o leilão das ações da EMAE, a Empresa Metropolitana de Águas e Energia, responsável pela produção de energia elétrica no estado de São Paulo e que tem capacidade para abastecer cerca de 825 mil imóveis.

Baixar arquivo
Geral

Com promessa de evento literário, Roseana Murray deixa hospital

A escritora elogiou a equipe do Hospital Estadual Alberto Torres, onde ficou 13 dias internada, após ser atacada por três cachorros da raça pitbull. Os donos dos cachorros aguardam julgamento em liberdade.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio de Janeiro celebra Dia dos Povos Indígenas no Morro do Corcovado

O Dia dos Povos Indígenas, neste 19 de abril, será celebrado no Rio de Janeiro, em um dos principais cartões postais da Cidade.

Baixar arquivo
Educação

Encerra hoje prazo para recurso de ausência no Encceja 2023

Quem teve a justificativa de ausência no Encceja 2023 reprovada tem até hoje para apresentar recurso. O procedimento deve ser feito pelo sistema do exame no site do Inep.

Baixar arquivo
Geral

Santuário dos Pajés: História e resistência indígena em Brasília

Adaptação e luta são marcas da história do Santuário dos Pajés, o território indígena cravado no coração de Brasília e o mais antigo da capital federal.

Baixar arquivo