Governador do RJ anuncia medidas restritivas para municípios

Publicado em 12/03/2021 - 18:12 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

O governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anunciou novas medidas para combate e controle da pandemia de covid-19 no estado. O anúncio foi feito após reunião, nesta sexta-feira (12), com prefeitos da Região Metropolitana e representantes do comércio.

Entre as regras, fica proibida a permanência da população em áreas e praças públicas das 23h às 5h. Bares e restaurantes devem fechar às 23h, mas cada município terá autonomia para reduzir esse horário. Bancas de jornais estão proibidas de vender bebida alcoólica, enquanto restaurantes, academias, parques e casas de festas podem funcionar, mas apenas com metade da capacidade. O funcionamento do comércio passa a ser de forma escalonada. 

Em relação às aulas presenciais, o governador informou que o assunto voltará a ser discutido na próxima semana, mas por enquanto elas continuam tanto na rede de ensino pública quanto na rede particular.

Durante o anúncio, Cláudio Castro disse que continua contra a adoção de lockdown, e ressaltou a importância da tomada de decisões baseada em critérios técnicos e no diálogo. Para ele, ouvir a cadeia produtiva é fundamental.

O governador em exercício explicou que o Rio de Janeiro não pensa em restringir a entrada de turistas, como chegou a ser admitido pelo secretário Estadual de Saúde, Carlos Alberto Chaves.

Sobre a compra de vacinas, Cláudio Castro disse que estado e municípios trabalharão juntos e em parceria com o governo federal.

Últimas notícias
Esportes

Confira as partidas de futebol desta terça-feira

Pela Copa Sul-Americana, o Cruzeiro enfrentar a União La Calera, o Cuiabá enfrenta o Deportivo Garcilaço, e o Corinthians enfrenta o Argentinos Juniors.

Baixar arquivo
Cultura

No Dia do Choro, Trem da Alegria homenageia músicos de todo país

A 11ª edição do Trem do Choro - que sai da Central do Brasil nesta terça-feira, 23 de abril, com destino a Olaria (zona norte da cidade) - faz uma homenagem a todos os músicos do país e, principalmente ao mundo do choro, por conta de seu reconhecimento como Patrimônio Cultural

Baixar arquivo
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo