Governo de São Paulo estuda novas restrições para conter a covid-19

Estado registra média de 100 novos pacientes, por dia, em UTIs

Publicado em 02/03/2021 - 11:51 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Vivendo o pior momento da pandemia da covid-19, governo de São Paulo estuda mais restrições e pede unificação de medidas em todo o país.

O número de novas internações por coronavírus cresceu mais de 18% em uma semana no estado de São Paulo. A proporção vale tanto para leitos de UTI quanto para enfermarias.

Nessa segunda-feira (1), 73% dos leitos de UTI estavam ocupados. São mais de 7 mil pessoas em terapia intensiva e uma média de 100 novos pacientes internados diariamente em UTIs.

O índice de ocupação é praticamente 15% maior que o registrado em julho do ano passado, no primeiro pico da pandemia.

Desde a última sexta-feira (26) o estado adotou o toque de recolher a partir das 23h, até às 5 da manhã. E a partir desta segunda-feira (1) a maior parte das cidades entraram na fase laranja do Plano São Paulo.

Mas o coordenador do centro de contingência para o coronavírus, Paulo Menezes, disse que estão sendo estudadas medidas ainda mais restritivas.

O coordenador executivo do Centro de Contingência e ex-secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, fez um apelo para que o governo federal leve em consideração o  pedido feito na carta do CONASS, o Conselho dos Secretários Estaduais de Saúde, de unificação das medidas de combate à pandemia em todo o país.

A carta foi assinada pelos 27 secretários estaduais de saúde e enviada nessa segunda-feira ao Ministério da Saúde. Entre as demandas dos gestores estaduais estão a adoção de um toque de recolher em todo país, proibição de aglomerações e eventos, controle de acesso às praias, implantação de barreiras sanitárias nos aeroportos e o reconhecimento do estado de emergência em todo país.

Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que preconiza, desde o início da pandemia,o uso contínuo de máscaras, bem como evitar aglomeração, distância de pelo menos 1 metro, etiqueta respiratória e higienização das mãos como medidas não farmacológicas para o combate à pandemia.

 

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo