Governo do Rio anuncia plano para aquisição de vacina fora do PNI

Previsão de investimentos na compra dos imunizantes é de R$300 milhões

Publicado em 14/03/2021 - 12:51 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O governo do Rio de Janeiro anunciou um plano para comprar cinco milhões de doses de vacina contra a covid-19. Mas de acordo com o Palácio Guanabara, o tipo de vacina vai d\epender do laboratório que puder fazer a entrega imediata das doses. A previsão de investimentos na compra dos imunizantes é de R$300 milhões.

Todo o processo já está sendo analisado pelo comitê estadual, criado na última sexta-feira (12), para cuidar da aquisição de vacinas, fora do Programa Nacional de Imunização, agora que ela foi autorizada pelo Congresso e sancionada pelo governo federal.

Pelas redes sociais, o governador em exercício Claudio Castro disse que esteve em contato neste fim de semana com diversos secretários, prefeitos e governadores para discutir a compra das vacinas. 

Como a medida federal autoriza também a aquisição independente por parte das prefeituras, duas cidades do estado do Rio também já anunciaram a compra. Maricá confirmou a negociação de 400 mil doses da Sputnik, e Duque de Caxias anunciou que pretende adquirir um milhão de doses, mas sem dar mais detalhes.

Até a manhã deste domingo, quase 760 mil pessoas já haviam sido vacinadas no Rio de Janeiro, o que corresponde a cerca de 4,6% da população fluminense. No total, o estado já registrou mais de 606 mil casos da doença, com cerca de 34.300 óbitos.

Apesar da redução na média diária de mortes nas duas últimas semanas, a ocupação dos leitos de UTI ainda é superior a 75%, passando de 90% em algumas cidades, o que mantém o estado sob a bandeira laranja, de risco moderado.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Esportes

Confira as partidas de futebol desta terça-feira

Pela Copa Sul-Americana, o Cruzeiro enfrentar a União La Calera, o Cuiabá enfrenta o Deportivo Garcilaço, e o Corinthians enfrenta o Argentinos Juniors.

Baixar arquivo
Cultura

No Dia do Choro, Trem da Alegria homenageia músicos de todo país

A 11ª edição do Trem do Choro - que sai da Central do Brasil nesta terça-feira, 23 de abril, com destino a Olaria (zona norte da cidade) - faz uma homenagem a todos os músicos do país e, principalmente ao mundo do choro, por conta de seu reconhecimento como Patrimônio Cultural

Baixar arquivo
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo