Inca pede a população que doe sangue para pacientes oncológicos

Publicado em 26/03/2021 - 16:19 Por Solimar Luz, repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Os estoques de sangue no Rio de Janeiro também estão refletindo os efeitos da pandemia de covid. E chegaram a níveis preocupantes. Para tentar reverter esse quadro, o Instituto Nacional do Câncer - Inca - faz apelo à população para que faça doações, ato de solidariedade fundamental para manter o tratamento dos pacientes oncológicos e de outros hemocentros do estado.

De acordo com o Inca, de 2019 para 2020 as doações caíram 17%, essa redução, no entanto, chegou este mês a 27%.  Atualmente são coletadas menos de 30 bolsas por dia, quando o ideal são 70.

Com o decreto estadual, que paralisa as atividades não essenciais no estado por 10 dias, o Inca alerta que a falta de estoques prejudica não só as cirurgias, mas também os pacientes em tratamento de quimioterapia ou radioterapia, que necessitam de transfusões de sangue e de plaquetas regularmente. O Instituto lembra que um único doador pode ajudar até 4 pessoas.

De acordo com o Inca, a doação é segura, sem qualquer risco. Não é preciso estar em jejum, mas recomenda-se evitar alimentos gordurosos três horas antes do procedimento.

Podem doar pessoas que têm entre 16 e 69 anos, pesam mais de 50 quilos e apresentam boas condições de saúde. Já os menores de 18 anos precisam de consentimento formal dos responsáveis para fazer a doação.

O Banco de Sangue do Inca está localizado na Praça Cruz Vermelha, número 23, no Centro da capital fluminense. De segunda a sexta-feira, o posto de coleta funciona das 7h30 às 14h e aos sábados, entre 8h e12h. Tudo estará funcionamento normalmente, apesar do período de isolamento em vigor até o dia 4 de abril, Domingo de Páscoa.

Edição: Beatriz Arcoverde/ Vitória Elizabeth

Últimas notícias
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo