Justiça mantém fechamento de comércio no Distrito Federal

Estados do Norte e Nordeste seguem com restrições devido à pandemia

Publicado em 31/03/2021 - 14:51 Por Leandro Martins - Brasília

A partir desta quinta-feira (31), o comércio vai fechar no Distrito Federal. A decisão é da desembargadora Katia Ferreira, da Justiça Federal. Ela tomou a medida ao analisar a ocupação de UTIs públicas para covid, que superou os 95%. Já a lista de espera de leito está com mais de 270 pacientes.

Com isso, voltam a fechar bares, restaurantes e outros estabelecimentos. Esses comércios e serviços tinham reaberto na última segunda-feira (29), depois de um mês de restrições. Devem seguir fechados os clubes recreativos, áreas comuns de condomínios residenciais, atendimento ao público em shoppings centers, feiras populares, salões de beleza, quiosques, food trucks e comércio ambulante em geral. Só podem funcionar os supermercados, mercearias, padarias e afins, além dos serviços essenciais. O governo do Distrito Federal disse que vai recorrer da medida.

Em Alagoas, o governador Renan Filho anunciou que vai manter todos os municípios do estado na fase vermelha, com as mesmas regras já em vigor, inclusive só com a circulação de pessoas entre as 21h e 5h. A medida começou a valer nesta quarta-feira, e vai se estender por 14 dias.

Renan Filho falou sobre a medida, que pode durar menos que o previsto, mas a população tem que colaborar:

No Amazonas, donos de restaurantes se reuniram nesta quarta-feira com o governador Wilson Lima. Eles argumentam que os índices da covid na capital Manaus estão reduzindo, e que o setor quer voltar a funcionar normalmente. Jean Fabrízio, presidente em exercício da Associação de Bares e Restaurantes, relata que algumas demandas foram atendidas. 

E no Amapá, um pacote reúne medidas sociais e tributárias para recuperação da economia no estado, anunciadas pelo governador Waldez Goes. Entre elas, está a antecipação do 13º salário dos servidores públicos estaduais. Também haverá redução do ICMS para bares, restaurantes e similares, de 18% para 2%. Também foi reduzido o imposto para o diesel, que caiu de 25% para 17%.

 

 

 

Edição: Leila Santos/Adrielen Alves

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo