MInistério da Saúde muda questionário de registro de mortes por covid

Publicado em 24/03/2021 - 21:03 Por Eliane Gonçalves, repórter da Rádio Nacional - São Paulo
Atualizado em 24/03/2021 - 20:47

O Ministério da Saúde mudou o sistema de registro de óbitos e secretarias de saúde dizem que isso está atrasando informações sobre a pandemia em todo o país.

O Ministério da Saúde mudou o questionário que os profissionais de saúde precisam responder para registrar as mortes por coronavírus.

A chamada ficha de notificação foi ampliada e passou a exigir informações como número SUS, CPF e se a pessoa foi ou não vacinada.

O secretário de saúde do estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, disse que as secretarias de saúde dos municípios não foram informadas das mudanças e as novas exigências estão provocando atraso no preenchimento das informações.

A notificação de casos e óbitos é responsabilidade dos profissionais de saúde e as informações são consolidadas no Ministério da Saúde.

A mudança acontece um dia depois do país bater um novo recorde e levar o número de mortes por covid para um novo patamar, acima de 3 mil por dia.

Nessa quarta-feira o sistema registrou uma queda abrupta no número de óbitos. Em São Paulo, por exemplo, que na terça-feira registrou 1.021 mortes, nessa quarta-feira o número foi 73% menor, com 281 óbitos.

Em uma nota conjunta, o Conass, o Conselho dos Secretários Estaduais de Saúde, e o Conasems, o Conselho dos Secretários Municipais, informaram que pediram ao Ministério da Saúde a retirada temporária da obrigatoriedade dos novos campos com a justificativa. Segundo a nota, o Ministério da Saúde se comprometeu a atender a demanda ainda nessa quarta-feira.

O médico Marcelo Queiroga foi questionado sobre o assunto em sua primeira coletiva de imprensa como Ministro da Saúde e disse que os dados sobre a pandemia vão ser informados de forma clara.

Edição: Beatriz Arcoverde/ Roberto Piza

Últimas notícias
Economia

Relator recomenda aprovação da PEC do estado de emergência

A comissão especial tem nova reunião marcada para esta quinta-feira quando poderá votar o texto.

Baixar arquivo
Economia

Dez estados devem aderir ao pacto global de reutilização de plástico

O anúncio foi feito durante a Conferência dos Oceanos da Organização das Nações Unidas, encerrada no início deste mês, em Lisboa.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: a cobertura de guerra

Durante a Segunda Guerra Mundial, o rádio teve participação central, tanto para as estratégias operacionais nas frentes de batalha, quanto na propaganda relativa ao conflito.

Baixar arquivo
Economia

FGV: índice de variação de aluguéis cai 0,31% em junho

A alta acumulada nos últimos 12 meses também recuou, passou de 8,83% em maio, para 8,05% em junho.

Baixar arquivo
Esportes

Seleção de futebol feminina chega à Colômbia para jogar a Copa América

Das 23 jogadoras convocadas, 19 chegaram ontem, e já estão à disposição da comissão técnica

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: Festa de São Firmino começa em Pamplona, na Espanha

Uma correria pelas ruas para fugir de touros é o que mais chama a atenção na Festa de São Firmino em Pamplona, ao norte da Espanha. A celebração, também conhecida como Sanfermines, começa em 6 de julho e dura nove dias em homenagem ao patrono de Navarra.

Baixar arquivo