MInistério da Saúde muda questionário de registro de mortes por covid

Publicado em 24/03/2021 - 21:03 Por Eliane Gonçalves, repórter da Rádio Nacional - São Paulo
Atualizado em 24/03/2021 - 20:47

O Ministério da Saúde mudou o sistema de registro de óbitos e secretarias de saúde dizem que isso está atrasando informações sobre a pandemia em todo o país.

O Ministério da Saúde mudou o questionário que os profissionais de saúde precisam responder para registrar as mortes por coronavírus.

A chamada ficha de notificação foi ampliada e passou a exigir informações como número SUS, CPF e se a pessoa foi ou não vacinada.

O secretário de saúde do estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, disse que as secretarias de saúde dos municípios não foram informadas das mudanças e as novas exigências estão provocando atraso no preenchimento das informações.

A notificação de casos e óbitos é responsabilidade dos profissionais de saúde e as informações são consolidadas no Ministério da Saúde.

A mudança acontece um dia depois do país bater um novo recorde e levar o número de mortes por covid para um novo patamar, acima de 3 mil por dia.

Nessa quarta-feira o sistema registrou uma queda abrupta no número de óbitos. Em São Paulo, por exemplo, que na terça-feira registrou 1.021 mortes, nessa quarta-feira o número foi 73% menor, com 281 óbitos.

Em uma nota conjunta, o Conass, o Conselho dos Secretários Estaduais de Saúde, e o Conasems, o Conselho dos Secretários Municipais, informaram que pediram ao Ministério da Saúde a retirada temporária da obrigatoriedade dos novos campos com a justificativa. Segundo a nota, o Ministério da Saúde se comprometeu a atender a demanda ainda nessa quarta-feira.

O médico Marcelo Queiroga foi questionado sobre o assunto em sua primeira coletiva de imprensa como Ministro da Saúde e disse que os dados sobre a pandemia vão ser informados de forma clara.

Edição: Beatriz Arcoverde/ Roberto Piza

Últimas notícias
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo