Opas começa a distribuir vacinas para países mais pobres das Américas

Imunizantes da Pfizer já chegaram na Colômbia

Publicado em 04/03/2021 - 13:56 Por Gésio Passos - Brasília

A Organização Panamericana da Saúde (Opas) começou a distribuir as primeiras vacinas do consórcio Covax, que vai disponibilizar imunizantes para os países mais pobres.

A primeira remessa de 117 mil doses do laboratório Pfizer chegou na segunda-feira (1º) na Colômbia. Peru, El Salvador e Bolívia estão no primeiro grupo que vai receber as vacinas.

Outros lotes de vacinas do laboratório Astrazeneca devem estar disponíveis para outros países a partir de março.

A Opas relatou que, nos países da América do Norte, há uma queda nas contaminações e mortes pela covid, mas que a América do Sul, principalmente a região da Amazônica, traz preocupações, como avalia Carissa Etienne, diretora da Opas.

A Opas também está preocupada com o esgotamento do sistema de saúde brasileiro e a falta de insumos médicos, como relata o gerente de incidente da Organização, Sylvain Aldighieri.

Em relação à compra de vacinas por empresas e por municípios, a Organização Panamericana da Saúde avalia que o melhor é uma coordenação central nos Ministérios da Saúde de cada país. A falta dessa coordenação, segundo a Opas, pode levar a um aumento das desigualdades na distribuição e não dar acesso à população mais vulnerável.

Até o final de 2021, a organização espera distribuir 280 milhões de doses pelo consórcio Covax de todo o continente americano, que precisa imunizar 700 milhões de pessoas para controlar a pandemia.

 

Últimas notícias
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo